Artigo feminista de 1971 inspira coleção Spring 2018 da Dior

Para a coleção Spring Summer 2018 da Dior, Maria Grazia Chiuri buscou inspiração no artigo ‘Por que não houve grandes mulheres artistas?’, da pesquisadora de história da arte americana Linda Nochlin, publicado originalmente em 1971 para a revista ARTnews.
A provocativa frase estampa a t-shirt com listras que abre a coleção. Curioso, fui pesquisar sobre o artigo. Descubro que somente em outubro de 2016 que ele ganhou uma tradução em português autorizado pela própria autora. No mesmo site (Edições Aurora), é disponibilizado para baixar o pdf do artigo de 27 páginas. Baixei e devorei. Ele é sensacional – por vários motivos. Mas… O que ele tem a ver com a coleção de Maria Grazia? NADA!
Juro que assisti ao desfile, vi e revi as fotos da coleção com muita atenção. Nada.

Dior Spring 2018 @ Getty Images

Sendo menos mau-humorado, talvez o ano que o artigo que foi escrito (?) inspirou Maria Grazia a se repetir a profusão de transparências sobrepondo bodys, macaquinhos, saias e vestidos (tendência que fashionistas dos corredores do SPFWN44 já estão usando). Quem fazia isto em 1971 era Yves Saint Laurent com aqueles esvoaçantes vestidos com cara de camponesa transparentes e todo fechado, com direito a manga bufante e gola.

Também do mesmo período foi a utilização do jeans na produção de modelos com cara de alfaiataria e franjas (Deus me defenda!). Pulando alguns anos de 70, os tops bordados com paetês usados com botas brilhantes.
Definitivamente, a mulher Dior mudou muito sua cara. Hoje, ela quer ser vestir como uma garota de 15 anos.

Sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s