Tudo o que rolou na Semana Design Campinas

A primeira edição da Semana Design Campinas movimentou o mercado de arquitetura, decoração e paisagismo da cidade, com uma agenda recheada com palestras, debates, lançamento de produtos, talks, instalações e exposições, que aconteceu entre 19 a 28 de março.
Karina Vargas, André Lima (ambos do Estúdio Glória), Guto Índio da Costa, Sérgio Fahrer, Allex Colontonio, André Rodrigues e Tuca Reinés foram alguns nomes que se apresentaram nas lojas anfitriãs do evento.
Organizada pelo publicitário Lenine Faria (leia-se Agência Prosa), o evento contou com uma plateia com os principais nomes do mercade, além de estudantes e clientes das lojas participantes.

Com exclusividade, MONDO MODA publica um resumo das principais apresentações.

Painel Tendências – Allex Colontonio e André Rodrigues – Responsáveis pela revista e site Giz, além da plataforma Decornauta, a dupla abordou 25 tendências da casa contemporânea em 2018. Os jornalistas e diretores criativos apresentaram narrativas associadas à repercussão da arquitetura na imprensa, nas mostras e nas mídias sociais, no que tange à plástica, ergonomia e referências.

Allex Colontonio e André Rodrigues @ divulgação

Painel Inovação Elettromec – Guto Índio da Costa – Um dos designers de produto mais premiados do Brasil, ele contou sobre a sua trajetória de mais de 20 anos ligada ao design. Abordou o futuro sob a ótica do design de produto, além das principais tendências tecnológicas em eletrodomésticos. Índio da Costa é formado em Design Industrial no Art Center College of Design e coordena os núcleos de design e transporte da Indio da Costa A.U.D.T (Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte), responsáveis por dezenas de projetos reconhecidos internacionalmente.

Guto Indio da Costa @ Divulgação

Talk Weiku – Michael Helmut Lochner – Gerente de marketing da Weiku, o alemão preparou um bate-papo sobre o que chamou de “aberturas modernas”. Nele, abordou como as janelas e as portas de PVC podem aumentar as possibilidades de design nos projetos de arquitetura e decoração, aliando design e conforto.

Michael Helmut Lochner – Weiku @ Divulgação

Painel Identidade – Irmãos Fahrer – Com uma trajetória de mais de 20 anos no design contemporâneo brasileiro, os irmãos e designers Fahrer são reconhecidos por evidenciar formas e linhas orgânicas em suas criações que, aliadas ao uso da técnica de madeira curvada, criam peças com personalidade única. De forma bastante pessoal, falaram sobre Brasil, design, identidade. Refletiram sobre a ideia da identidade nacional ser tratada de forma plural em função da enorme variedade cultural do nosso país.

Irmãos Fahrer @ Divulgação

Palestra “Casas com Alma”, por Estúdio Glória – Apresentadores do programa Admirável Móvel Novo (GNT), Karina Vargas e André Lima fundaram a loja que criou uma linguagem de mobiliário, a partir do resgate e recriação de móveis descartados. Na Maria Pia Casa, a dupla abordou o tema Casas com Alma, falando sobre a linguagem de mix & match adotada pelos projetos da dupla.

Karina Vargas e André Lima @ Divulgação

Palestra: “Nadando contra a corrente das tendências”, por Sérgio Cabral – Arquiteto, designer e professor de pós-graduação no IED (Instituto Europeo de Design), Sérgio falou sobre projetos com foco nos indivíduos e não em tendências. Enquanto a mídia espalha o conceito de tendências, ficam numa busca constante pela novidade que a substituirá. Esse ciclo leva ao risco de projetos autorais, muitas vezes, representarem cada vez menos as necessidades do cliente.

Sérgio Cabral @ Divulgação

Palestra: “Eficiência na gestão de escritórios de design”, por Bianka Mugnatto – Designer de interiores, ela conduziu o processo de certificação do primeiro escritório brasileiro do segmento a conquistar o ISO 9001. Na palestra, apresentou uma plataforma organizacional que mapeia, organiza e define etapas de modo simples, transparente e sistemática, para vencer prazos, mantendo o padrão de qualidade e permitindo que a criatividade tenha relevância nos projetos, evitando prejuízos e retrabalhos.

Bianka Mugnatto @ divulgação

Palestra: “Tensões entre criador e criativo”, por Fabio Galeazzo – Na sociedade contemporânea, cada vez mais cresce a importância do desenvolvimento da criatividade frente às novas formas do pensar e agir. A criatividade ampliou seus domínios e o sucesso profissional exige uma forma diferente de pensar, onde a criação integra as relações humanas, o planejamento e a gestão dos projetos. Fabio é pesquisador sobre a criatividade e, na palestra, propos reflexões sobre o novo papel dos arquitetos e designers frente aos avanços tecno-sociais.

Fabio Galeazzo @ divulgação

Palestra: “A influência do digital no design contemporâneo”, por Diego Simon – Fundador e CEO da Viva Decora, plataforma digital de decoração e arquitetura e especialista em marketing e desenvolvimento de negócios, ele apresentou uma metodologia criada especialmente para arquitetos e designers de interiores, com o propósito de atrair o público-alvo e possibilitar melhores resultados na captação de clientes. Os participantes conheceram 12 etapas que unem estratégias digitais e presenciais para a criação de uma demanda contínua de serviços.

Diego Simon @ divulgação

Palestra: “O arquiteto da fotografia”, por Tuca Reinés – Formado em arquitetura e urbanismo, Reinés é internacionalmente reconhecido por publicações para Editora Taschen. Na palestra, ele falou sobre passagens curiosas em alguns trabalhos de sucesso. Falou também sobre como os escritórios de arquitetura e decoração devem divulgar seus projetos e sobre como a fotografia está inserida no mundo das artes.

Tuca Reinés @ divulgação