
Quem é do mercado sabe da importância do Salone del Mobile.Milano/Milano Design Week. Amo a cidade e todas as manifestações que transbordam nessa temporada. Costumo ir ao Salão um dia, deixando o restante da semana para explorar o Fuori Saloni – eventos paralelos que acontecem na semana.
No Salão, seleciono as marcas que mais gosto, como Baxter, Kartell, Flexform, Diesel, Poltrona Frau, Zanotta e Missoni.
Nesse ano, tivemos também a Eurolucce, que deixe para visitar no final do dia para dar uma volta nos pavilhões. Nos últimos anos, noto bem menos ‘news’ do que se via há 10 anos.
No Fuori Salone é difícil escolher onde ir: são mais de 1.300 eventos que se espalham pela cidade.
Entre os destaques:
Paola Lenti – Seja indoor (móveis para áreas internas) ou outdoor (para áreas externas), a designer se supera a cada ano.

Louis Vuitton – Com a coleção ‘objetos nômades’, inspirado em viagens, o espaço estava incrível. Destaque para a poltrona Bulbo dos Irmãos Campana – poltrona formada com ‘pétalas’ de couro de uma flor tropical.

Moooi – Sempre amei, porém, nesse ano, mudaram de local… E não ficou tão bacana. De qualquer forma, gostei muito das luminárias. Irei usar essa peça no meu ambiente na Campinas Decor 2019.

Nas lojas da Via Durini, a Cassina estava com uma ambientação surpreendente. Móveis desenhados pela designer espanhola Patrícia Urquiola foram elaborados para mostrar a forma como a empresa olha o mundo: um casamento entre o moderno e o tradicional.

Entre um evento e outro, muita coisa bacana para ver, seja nas lojas de do segmento ou nas de moda, café, restaurantes, praças, ruas… Como sempre, a cidade respira decoração e design… Uma delícia!
Muitas pessoas me perguntam se vale a pena ir todo ano… Respondo: sempre vale a pena! Sempre muito a aprender, se apaixonar, se surpreender e absorver.
Acho uma experiência incrível que cada pessoa veja e sinta do seu jeito, sem fórmulas ou roteiros prontos.
Depois de muitos quilômetros caminhados (muito mesmos…), cito cinco destaques que chamaram minha atenção:
1. O verde dominou a temporada. Presente em muitas ambientações, assim como o azul e os tons terrosos.

- Os terrários. Em diversos lugares, são opções charmosas e duráveis.

- A combinação do azul com o lilás da Baxter saíram do lugar comum, como no couro tipo Nobuc, que ficou chic e despojado.

- Sofás arrendondados, assim como modelos curvos.

- Grandes composições com vasos com folhagem exuberante estavam em muitas ambientações. A ideia de trazer a natureza para os ambientes acontece há algum tempo, porém, nesse ano, eles capricharam ainda mais.

(Artigo assinado pela arquiteta Elaine Carvalho – Especial para o MONDO MODA)
Você precisa fazer login para comentar.