MONDO MODA relembra a trajetória de Stella Pastana Tozo

Graduada em Artes Plásticas pela PUC, Stella Pastana Tozo nasceu em 10 de novembro de 1954 em Campinas/SP. Ela faleceu em 27 de novembro de 2018, deixando mãe, marido, dois filhos, dois netos e três irmãos. Tinha 64 anos.

Stella se envolveu com a Campinas Decor® em 1996, data da primeira edição. Em 2001, ela e Sueli Cardoso compraram a marca e, juntas, a transformaram numa referência de Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo no interior do estado de São Paulo.

Estação Guanabara, Estação Cultura, Palácio de Cristal, Museu do Café, Instituto Agronômico e Fazenda Argentina foram alguns dos prédios públicos e históricos restaurados pela mostra. Essas revitalizações a motivavam e faziam se sentir parte de um legado para o futuro.

A edição 2019 acontecerá de 26 de abril a 16 de junho no prédio do antigo Colégio Ateneu, no bairro Cambuí, ao lado da Prefeitura Municipal de Campinas.

Prestes a começar a primeira edição sem sua presença, MONDO MODA convidou alguns profissionais que trabalharam com Stella Tozo ao longo dos últimos anos para nos contar como foi essa relação.

“Foram quase 15 anos de convivência com a Stella desde o dia em que a querida Paula Pilla indicou o trabalho de nossa agência e ela me chamou para uma conversa no antigo escritório da mostra no Cambuí. Imponente, séria, bonita, elegante. A empatia foi instantânea e mútua. Desde então, trabalhamos muito juntas, intensamente, e construímos uma amizade sólida, uma relação de grande carinho, admiração e cumplicidade. Stella era brava e ao mesmo tempo doce, não tinha meias palavras, ia direto ao ponto. Sabia cobrar e elogiar, reconhecer esforços, agradecer. Sofri sua perda, naquele dia 27 de novembro, como se estivesse perdendo uma segunda mãe. Ela faz muita falta. Da Stella, vou levar sempre comigo as melhores recordações” – Rosana Spinelli, jornalista e assessora de imprensa da mostra.

Rosana Spinelli @ MONDO MODA

“Na primeira edição da Campinas Decor, eu ainda era funcionária de um grande escritório. Foi a primeira vez que vi a Stela. Ela ja estava ajudando a formatar a primeira edição. Depois de alguns anos ela e a Sueli compraram o evento e com muita garra mantiveram este evento. Vejo como um dos maiores mostras de decoração do interior de São Paulo e com uma grande visibilidade para os profissionais. Tenho muito respeito por tudo o que ela fez. Na sua posição, sempre foi muito firme, às vezes dura, mas sempre buscando o melhor para todos. Tenho muitas lembranças que vou guardar com muito carinho! Neste ano sentimos muito a sua falta! Acho que a maior homenagem que podemos fazer é uma linda mostra pois sei que ela se empenhou muito por este local” – Elaine Carvalho, arquiteta.

Elaine Carvalho @ MONDO MODA

“A veia empreendedora da Stela fez toda diferença para nós, profissionais de arquitetura e interiores, quando decidiu encarar o desafio de não deixar morrer a Campinas Decor. Sempre a vi como uma pessoa do bem, tinha conversas sinceras com ela ao pé do ouvido e sempre fui ouvida. Atenta a tudo que estava a sua volta, procurava atender de maneira individual as necessidades que tive ao longo de minha participação em 20 edições. Se eu tivesse que descrever a Stela em uma palavra com certeza seria LEOA. Tinha garra, protegia seus pares, e só havia brilho em suas ações, como uma verdadeira rainha. Vai fazer muita falta, porém tenho certeza que mesmo tendo partido prematuramente nos deixou com a sensação do dever cumprido” – Roseana Monteiro, arquiteta.

Roseana Monteiro @ MONDO MODA

“Não tem como dissociar Stella Tozo do Campinas Decor e da importância que teve no mercado de arquitetura, decoração e paisagismo de Campinas. Quando a conheci, na primeira edição da mostra em 1996 era tudo muito novo, e ela estava lá, nos apoiando, incentivando. Passei alguns anos sem participar da mostra, e quando voltei, uma das coisas que me motivou foi o fato dela ser então uma das sócias. E lá se foram anos de convivência, amizade, perrenges, vitórias, choros e risos. Muitas histórias para contar que ficarão na lembrança. Sempre com pulso firme e detalhista, nada passava despercebido ao seu olhar. Mesmo exigente, porém humana e carinhosa, nos acolhia quando necessário. Além de uma excelente profissional, se tornou uma amiga que com certeza fará muita falta. Vamos fazer desta edição da mostra uma das mais bonitas, para que a Stella, onde estiver possa se orgulhar do legado que deixou” – Adriana Bellão, arquiteta.

Adriana Bellão @ Tácito Carvalho e Silva

“Acho que posso falar de um lugar especial sobre a Stella. Estudei com o Rodrigo no Colégio Notre Dame, e nossos pais faziam parte do conselho de pais e mestres. Eles organizavam as festa e eventos. Era a década de 90. Anos depois, já graduado em Arquitetura, eu me interessei em participar a Campinas Decor. Perguntei à alguns amigos como fazia para participar e descobri que a Stella era uma das organizadoras. Posso dizer que minha carreira como arquiteto começou. Ela foi muito importante, abriu espaço para eu poder começar na mostra, sempre me aconselhou contando como era o mercado e me deu uma oportunidade. Colocou uma luz em um caminho que eu não havia olhado. Com seu jeito direto, e sempre muito correta e ao mesmo tempo muito carinhosa, me orientou em todos os seis anos que participei da mostra. Stella sempre deixou claro que podíamos contar com ela. Esteve ao meu lado e tenho a certeza que ajudou mais de uma geração a achar um caminho e um lugar dentro do mercado da arquitetura. Saudades” – Otto Felix, arquiteto.

Otto Felix @ Facebook

“A primeira vez que encontrei a Stella foi numa mesa de reunião. Era a edição 2009 da Revista da Campinas Decor. Percebi seu alto nível de exigência desde o início. Agrada-la não era tarefa fácil e, por isso, considero que meu relacionamento com ela durante as 10 edições da revista em que trabalhamos juntas só me ajudou a crescer profissionalmente. E pessoalmente também! Isso porque a Stella era uma mulher empoderada. E era assim desde antes desta palavra virar moda. Conseguia ser a empresária, a mulher bem relacionada com os profissionais da área da arquitetura e cheia de contatos no poder público e nas empresas privadas dos mais variados segmentos. Também era a mãe, era a esposa, a avó… Daquelas que mostra a foto dos netos no celular. Stella era humana, uma companhia gostosa. Tinha opiniões fortes. Não era mulher de sorriso falso. Quando Stella ficou doente, quis correr para encontrá-la e oferecer minha singela ajuda de amiga de trabalho. Organizei-me para esse encontro, que não aconteceu. Não tivemos esse tempo. A última vez que a vi pessoalmente ela estava feliz, ao lado do marido e amigos, brindando a edição de 2018 da Campinas Decor. Essa é a imagem que guardo dela, mesmo tendo ido ao seu velório e tocado em suas mãos já frias. Vi que a força e a energia da Stella já tinham ido habitar outro plano. De toda forma, senti várias vezes a presença dela nesses meses desde sua partida. Acabamos de terminar a edição 2019 da revista da mostra. Foi difícil. Foi estranho. Foi um hiato de emoções. Diversas vezes pensei que estava com ela, mostrando as minhas ideias, discutindo texto, rindo das coisas que falávamos ser “assim mesmo”. Stella Tozo fez uma falta gigante no meu trabalho dos últimos meses. Fará, com certeza, em todas as próximas revistas da Decor e em todos os detalhes da mostra que ela dizia ser parte tão importante da sua vida. Nem posso imaginar a falta que ela faz diariamente na sua família, entre seus filhos e netos. Seguir a vida é a atitude que se espera. Sim, no discurso. Na prática, a saudade aperta e quase não cabe no peito” – Raquel Mattos, jornalista responsável pela edição da Revista da Campinas Decor.

Raquel Mattos @ Facebook

Confira Galeria MONDO MODA em homenagem à Stella Tozo

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.