A Irmã de Freud – A vida a sombra de um gênio

Artigo assinado pela livreira Micaela Huertas – Especial para o MONDO MODA

Goce Smilevski inicia seu romance biográfico nos fazendo sentir raiva de Sigmund Freud, o pai da Psicanálise. O que não melhora muito nas outras partes do livro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a vida em Viena vai se tornando cada vez mais arriscada para as famílias judias. Ocupada pelos nazistas, a capital austríaca se torna hostil e perigosa, até que todos acabam sendo levados para os campos de concentração.
Mas por seus contatos no exterior, Freud tem a oportunidade de fugir e levar familiares junto. A escolha de quem ele decide salvar e seus motivos é que nos faz odiá-lo. Por outro lado é uma escolha imbuída de todo o caráter e visão de mundo do gênio, que via sua superioridade intelectual e seu legado como mais importante que qualquer outra pessoa ou acontecimento.
A estória é narrada por Adolfine, uma das quatro irmãs de Freud e a mais apegada a ele desde a infância. Os relatos são baseados em fatos da vida familiar, mas com licença poética ao narrador que toma a voz e mente de Adolfine, interpretando e definindo seus pensamentos e sentimentos, sendo que a própria nunca escreveu nada que pudesse servir de base para uma biografia real.

A Irmã de Freud @ Acervo de Micaela Huertas

Adolfine relata uma infância permeada pela dor física e pelo desprezo da mãe, a sombra do amor destinado às irmãs e a preferência por Sig, como a mãe chamava o gênio, o filho perfeito. Apesar de ser o preferido, Freud desenvolve uma relação muito próxima com a irmã, ensinando-a e orientando-a.
A adolescência traz a melhora de saúde física, mas não mental. Uma condição que só piora com a dor de um amor trágico, o sonho frustrado da maternidade e a invenção da própria loucura.
É irônico saber que toda a teoria freudiana não foi capaz de remover a irmã da decisão de viver num manicômio com métodos contrários às descobertas do gênio.
É irônico e denso. As partes do livro que lidam com a loucura de Adolfine são arrastadas, de reflexões profundas e angustiantes. Por esse motivo eu digo que amei o livro e recomendo a leitura, mas só se você estiver muito bem no momento.
Usado R$ 13,50
Novo R$ 25,10