Jimmy Somerville é um ícone LGBTQ+ da música britânica

Jimmy Somerville é um cantor e compositor pop escocês, que fez sucesso na década de 1980 e início de 1990. Foi vocalista dos grupos Bronski Beat e The Communards, e depois se lançou em carreira solo.

Conhecido por sua poderosa voz de contratenor/falsetto, ele foi um dos primeiros artistas a assumir sua homossexualidade num período de intenso debate sobre os direitos LGBTQ+ no Reino Unido.

Bronski Beat

Nascido em Glasgow, Jimmy se mudou para Londres em 1980. Três anos depois, formou a banda Bronki Beat com Steve Bronski e Larry Steinbachek. O single de estreia foi “Smalltown Boy”, que chegou ao No. 3 nas paradas britânicas em 1983.

O vídeo clipe marcou uma geração ao retratar a vida de um jovem (o próprio cantor) na preconceituosa e hostil ‘cidade do interior’, que encontra seu bem-estar quando se muda para uma metrópole. É um clássico LGBTQ+ dos anos de 1980.

Outros sucessos foram ‘Why’ e ‘I Feel Love/Johnny Remember Me’, que contou com participação do cantor do ‘Soft Cell’, Marc Almond.

The Communards

Apesar do sucesso da estreia, em 1985, Jimmy saiu do Bronsky Beat e formou o duo The Communards com o pianista Richard Coles.

“Don’t Leave Me This Way” – dueto com Sarah-Jane Morris –  ficou quatro semanas em No. 1 nas Paradas e se tornou o single mais vendido em 1986 no Reino Unido.

“So Cold The Night” foi outro sucesso, assim como “Never Can Say Goodbye”, cover dos Jackson 5, inspirada na versão da diva disco Gloria Gaynor. A dupla se desfez em 1988.

Carreira solo

Após o fim do The Communards, Jimmy seguiu em carreira solo e lançou o álbum ‘Read My Lips’, com uma bem sucedida regravação do clássico Disco de Sylvester “You Make Me Feel (Mighty Real)”. Outro sucesso foi ‘Comment te dire adieu?’, em dueto com June Miles-Kingston, que atingiu o No 14 da Parada Singles inglesa.

Em novembro de 1990, ele lançou o álbum ‘The Singles Collection 1984/1990 com canções do Bronski Beat e The Communards, além do material solo. Atingiu o No 04 na Parada de Álbuns.

Entre as canções, a regravação de ‘To Love Somebody’ do Bee Gees, que ficou no Top 10. No mesmo ano, gravou ‘From This Moment On’, canção tributo ao compositor Cole Porter no belíssimo projeto Red Hot + Blue da Organização Red Hot, para arrecadar fundos para pesquisa do HIV-Aids.

Apesar de lançar outros singles e álbuns nos próximos anos, sua carreira musical estagnou. Ele acabou transitando por outras áreas, como atuar nos filmes ‘Orlando’, ao lado de Tilda Swinton, e ‘Looking for Langston’ e num episódio da série de Sci-Fi ‘Lexx’.

Em fevereiro de 2021, Jimmy se juntou a Sally Herbert (ex-Banderas) para gravar ‘Everything Must Change’, canção de Nina Simone para um projeto de uma organização não governamental que ajuda sem tetos britânicos.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close