
Coluna assinada pela Chef Jocielly Bobinsky – Especial para o MONDO MODA
Arroz é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.
Ele é um dos principais ingredientes consumidos ao redor do mundo e não estamos exagerando ao dizer isso. Seja da maneira como conhecemos aqui no Brasil, com o arroz e feijão, ou em um preparo de sushi, risoto, paella ou arroz doce. Como também em bebidas, como o saquê e até mesmo a cerveja, é bem verdade que esse ingrediente é base para diferentes pratos.
Mas você já reparou que nem todo arroz é igual? Tem o arroz arbório, arroz integral, arroz branco, arroz vermelho e até arroz japonês. Cada um deles combina melhor com um determinado tipo de receita
Arroz Arbóreo

Um arroz de grão curto, com consistência amolecida e textura cremosa. Pode ser encontrado tanto na versão integral quanto na versão refinada. Ideal para ser utilizado em risotos, arroz doce e sopas.
arroz basmati
Esse tipo de arroz apresenta grãos longos, secos e separados. Costume ser usado na culinária indiana e asiática. Uma sugestão de receita é o arroz com ervas frescas e vegetais, ou então arroz com açafrão.
Arroz branco ou agulhinha

É o tipo de arroz mais utilizado na culinária brasileira. Pode ter aspecto tanto cremoso quanto mais seco e soltinho quando cozido. O arroz branco pode ser servido cozido junto com feijão ou carnes, como também pode ser usado no preparo de sopas e caçarolas.
Arroz cateto

Esse tipo de arroz recebe esse nome por ser costumeiramente utilizado na produção de receitas da culinária oriental, como temakis e sushis. O formato do grão é curto e arredondado, proporcionando uma aparência mais cremosa e compacta ao arroz cateto.
Arroz integral

O arroz integral apresenta o grão de arroz de maneira completa, diferentemente do arroz branco, submetido a etapas de processamento. Dessa maneira, o arroz integral conta com suas propriedades nutricionais originais, contendo uma grande quantidade de nutrientes e fibras. Ele pode ser um substituto para o arroz branco, sendo utilizado em receitas com feijão, carnes e legumes.
Arroz jasmim

Receitas inspiradas na culinária tailandesa costumam ser preparadas com o arroz jasmim. Esse tipo apresenta grãos curtos e consistência firme quando cozido. Combina com receitas como arroz frito com ervas e carne de porco.
Arroz negro

O arroz negro é um dos mais saudáveis e nutritivos. Seus grãos são finos e alongados e contam com um leve sabor amendoado quando cozidos. É um tipo de arroz ideal para pessoas que buscam aumentar o consumo de fibras, pode ser combinado com peixes, como salmão ou cogumelos, como shitake.
Arroz parboilizado

O arroz parboilizado passa por um processo de fervura a fim de garantir que os nutrientes sejam preservados. Isso consiste, de maneira bem simples, em juntar as vitaminas que estão presentes na casca do arroz à região interna, que será consumida por nós.
Devido esse processo, ele apresenta uma coloração amarelada e conta com vitaminas e fibras em sua composição. O arroz parboilizado tem grãos médios e pode ser usado como uma substituição ao arroz branco em strogonoff, com peixes, legumes e, claro, feijão.
Arroz vermelho

O arroz vermelho tem essa coloração por conter um antioxidante chamado antocianina, também encontrado em frutas e vegetais roxos e avermelhados. Rico em vitaminas e nutrientes, o arroz vermelho costuma ser de grão longo, com tendência a ficar mais soltinho quando cozido. O arroz vermelho combina com legumes, com carne seca ou cremoso, com requeijão e vinho branco.

Você precisa fazer login para comentar.