MONDO MODA completa 15 anos

Como e o que escrever para celebrar 15 anos do MONDO MODA?

Pois bem… Em algum momento de 2006, a colunista social Huguette Gallo me indicou para escrever para uma coluna sobre moda no Jornal Estilo Vida do empresário Sérgio Carmanhanis. Foram sete edições. Em seguida, por indicação do próprio, comecei a escrever sobre Cultura no Jornal de Fato, que circulou em Valinhos e Vinhedo. Depois de quatro artigos, mudei para a coluna de Moda. Entre 07 de setembro de 2006 a 13 de setembro de 2007 escrevi 57 artigos. A coluna ganhou o nome de MONDO MODA.

Jornal de Fato – MONDO MODA – 26 de setembro de 2006 @ Reprodução

Desde o início, eu entendia a palavra Moda como algo muito mais amplo do que apenas roupas e acessórios. Moda tem profunda ligação entre o tempo e a sociedade. Áreas de criação, como arquitetura, decoração, arte, cultura, turismo, gastronomia, entre outros, compõem estes universos que são apaixonantes. Sou uma pessoa da criação. Assim, trabalho numa área que aprendi a gostar desde muito cedo.

Com a extinção do Jornal de Fato, um amigo da época sugeriu que criasse um blog. Os primeiros que entrei me causaram preguiça. Eu me recusava a escrever aquelas breguices de ‘Meu Diário’ ou ‘Look do Dia’.
Fui pesquisar o que produzido pelos críticos de moda internacionais, como a britânica Hilary Alexander e os americanos Cathy Horyn e André Leon Talley. Eles me guiaram para o que desejava fazer. Assim, em novembro de 2007 nasceu a versão digital do MONDO MODA.

A primeira casa foi no UOL Blogs, http://www.mondomoda.kit.net. Lamentavelmente, não tenho um print para me lembrar como era o modelo. Eu gostava, mas como sou movido a renovações, me incomodava não poder modificar o layout, que era fraquinho.
Em dezembro de 2008, miguei para a plataforma WordPress. Era tudo em inglês. Penei muito para entender os termos técnicos. Porém, com paciência e persistência, aprendi o necessário para coloca-lo no ar. Também passei madrugadas em fóruns de nerds para ir me aprimorando. Eu me recusava a ficar refém de qualquer outra pessoa.

MONDO MODA Layout Maio 2010 @ Reprodução

Criei o primeiro logo. Era pobrinho, mas gostava da fonte. A segunda arte teve assinatura da designer Amanda Paluzzi. Era tudo vermelho. Representava a energia necessária para abrir caminho para se tornar o primeiro Portal de Lifestyle de Campinas e Região Metropolitana.

MONDO MODA logo 2010 por Amanda Paluzzi @ Reprodução

Numa cidade interiorana, como Campinas, jornalismo era restrito a jornais e revista. Se esse pensamento ainda insiste, naquela época, mesmo com a existência do UOL, IG, Terra, Globo, BOL, etc, a coisa era pior. Outro passo decisivo foi comprar o domínio no Registro.Br.

Assessorias de imprensa

MONDO MODA Layout Março 2013 @ Reprodução

Com o Jornal de Fato, conheci assessorias de imprensa de São Paulo, que me seguiram no digital. As de Campinas, porém, foi um processo.
Lembro-me de que assim que apresentei o MONDO MODA para uma assessoria daqui, pedindo para ser incluído no mailing, recebi a seguinte resposta: “Só se você se comportar!”. Fiquei passado. Rapidamente liguei para a assessora que esclareceu o ocorrido.

MONDO MODA – Layout – Setembro 2014 @ Reprodução

O tempo foi a resposta para começar a receber uma grande quantidade de sugestões de pautas. 95% é publicidade. Até entendo, mas é duro.
Inicialmente publiquei muita coisa sem questionar se aquilo era relevante ou não para meu leitor. Demorei a entender como as coisas funcionavam.
Também começaram a chegar os mimos (ou jabás, na linguagem jornalística).

MONDO MODA – Layout Junho 2016 @ Reprodução

Quem não gosta de receber presentinhos? Pois é… Tive meu momento de deslumbre. Lógico. Aí, uma colega de imprensa que escrevia para uma bem sucedida coluna numa revista local foi ‘desconvidada’. Um tempo depois, eu a encontrei. Triste, ela contou que deixou de receber os ‘mimos’. Em seguida, falou: “as pessoas gostam da coluna e do que você representa. Não é de você!”. Aquilo me despertou. Voltei a colocar os pés no chão.
Não vou entrar no mérito das ‘blogueiras’ ou ‘digitais influencers’, pois é um assunto longo e complicado.

MONDO MODA Layout junho 2017 @ Reprodução

Enfim… No auge da pandemia em 2020, as sugestões de pautas de assessorias desapareceram. Inicialmente achei estranho, porém, fui mudando o foco do que publicava, abrindo mais espaço para o campo das artes e cultura. Notei um aumento do número de acessos. Melhor de tudo: esses números continuam bons.
Num certo momento cogitei até em mudar o nome do meu portal, porém, depois de refletir melhor, entendi que não tinha motivos para qualquer mudança neste sentido. MONDO MODA era um nome estabelecido.

Há alguns meses, aos poucos assessorias voltaram a encher minhas caixas postais com sugestões de pautas.
Tenho uma certeza: poucas entraram no http://www.mondomoda.com.br para saber o que aconteceu entre 2020-21.

Reconhecimentos

Muita coisa aconteceu em 15 anos de MONDO MODA. Poderia escrever um livro sobre o tema, porém, destaco alguns momentos:

  • MONDO MODA possibilitou minha presença em diversos eventos em Campinas (São Paulo, Rio de Janeiro, Americana, Indaiatuba, etc). Ainda não tive tempo de contabilizar, mas, entre 2007 a 2019, anualmente MONDO MODA esteve numa média de 60 a 70 cafés da manhã, brunchs almoços, chá da tarde, coquetéis, vernissage, jantares, festas de casamento, gala e junina, premiações, sessões de teatro e de circo, coletivas de imprensa de prefeituras… Tudo mudou entre 2020 e 2021 graças à pandemia do COVID19, porém, as coisas parecem que estão voltando… Mas MONDO MODA não é mais o mesmo antes da pandemia.
  • Lembro-me de me encontrar com a empresária Renata Podolsky no corredor do Galleria Shopping. Na época, ela era fotógrafa de uma coluna social de um jornal da cidade e também estava promovendo a segunda ou terceira edição do evento Bem Na Moda. Comentando sobre meu trabalho, ela falou: “Mas MONDO MODA não é um blog. É um portal de notícias. Você precisa mudar a forma de se referir a ele”. E ela estava certíssima. Nunca mais me referi a meu veículo como blog. E mesmo explicando para muita gente sobre isso… Tem gente que insiste… Enfim… Assim como Huguette Gallo, Renata foi uma das primeiras profissionais de Campinas cidade a valorizar meu trabalho seja como jornalista, produtor de moda ou palestrante;
  • Depois de alguns anos participando como convidado das marcas que desfilavam, consegui o credenciamento do MONDO MODA no SPFW e do Fashion Rio em 2011. Considero uma grande conquista, principalmente por que era o auge de ambos os eventos de moda;
    2011 Credencial Fashion Rio Jorge Marcelo MONDO MODA @ Reprodução

     

  • Por 10 anos (2009-2019), MONDO MODA foi parceiro comercial da loja KÈR UNIQUE LIFE – o templo do luxo do Iguatemi Campinas. Tenho grande carinho pela empresária Daysi Messici por tal reconhecimento;
  • Outra parceria que destaco foi com a Campinas Decor – a mais tradicional mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. MONDO MODA esteve (e continua estando) presente em todas as etapas desde importante evento que anualmente movimenta Campinas;
    Anúncio MONDO MODA 2019 by Ana Paula Barros @ Divulgação

     

  • A parceria com a arquiteta e a designer Ana Paula Barros. Dona de uma grande sensibilidade artística, ela colocou seu talento em todas as artes do MM, assim como nos meus trabalhos (e do Flávio) seguintes. Foi sugestão dela o nome da minha marca de biojoias ‘Foi o Jorge Que Fez’. Sou profundamente agradecido por ter tido a honra de conhecê-la;
  • Outros colunistas também estiveram presentes. Atualmente, Micaela Huertas nos encanta com seus artigos sobre livros e Jocielly Bobinsky ajuda a ter uma alimentação mais saudável com sua coluna sobre gastronomia;
  • Uma geração e meia de leitores acessam MONDO MODA. Todos os dias o Top 10 me fascina com as escolhas. Em agosto passado, depois que o Luciano Huck fez uma pergunta sobre canto lírico em seu programa ainda aos sábados, um post sobre Cantoras Líricas garantiu quase 20 mil acessos no domingo. Fiquei muito feliz. Professores e alunos me contam que utilizaram posts para suas aulas ou pesquisas;
  • E… Flávio Casagrande. Presente em todos os momentos!

Enfim… MONDO MODA chega aos 15 anos com Oito Milhões de acessos orgânicos – ou seja, nunca comprei seguidores. Também continua firme e forte nas redes sociais – Instagram, Facebook, Pinterest. Tumblr e YOU TUBE, seguindo o mesmo padrão ético que é algo muito importante para mim.

Instagram MONDO MODA @ Reprodução

Ana Paula Barros assina a arte que celebra os 15 anos do MONDO MODA.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.