Damian – A Busca pelo Sentido da Vida

Coluna assinada pela livreira Micaela Huertas

O segundo livro de Hermann Hesse, famoso por “O Lobo da Estepe” e “Sidarta”, traz em suas personagens grandes similaridades com o próprio autor. A trama começa na infância de Sinclair, um garoto burguês criado com mordomias no seio de uma família tradicional e religiosa.

Um cenário que ele admira como puro e belo. No entanto, a vida vai paulatinamente lhe colocando em situações que o fazem questionar o direito a essa pureza e, até mesmo, os seus desejos. É do confronto com um oportunista chantageador que Sinclair passa a se ver como pertencente a um lado obscuro da vida, totalmente diverso do ambiente familiar. Perdido entre a chantagem e a autopunição, Sinclair é salvo pelo novo colega de escola, Demian. Deste encontro nasce a amizade e o embate interno que acompanhará Sinclair por toda a sua trajetória.

Com grandes diálogos sobre o sentido da vida, as religiões e análises filosóficas destas questões, Sinclair e Deminan são personagens atormentadas pela busca de sentido e de diferenciação em relação ao homem comum, já que não se sentem assim.

Livro Demian @ Micaela Huertas

Estes questionamentos são constantemente pautados na dualidade entre o bem e o mal. Sinclair se enxerga como alguém com tendências internas ao obscuro por considerar ter desejos que destoam dos desejos da sua família e dos seus ensinamentos. Demian quer lhe mostrar uma nova visão da vida, da religião, do destino e de si mesmo.

Os dois traçam caminhos diversos e se reencontram para a grande conclusão, o fim da adolescência, as escolhas da vida adulta, e o reencontro com si mesmos. O texto é brilhante, reflexivo e filosófico. Não é difícil de compreender, mas como todo texto filosófico pode ficar prolixo em alguns pontos. Porém costuma levar o leitor a reflexões internas essenciais.

Novo R$ 26,70
Usado R$ 9,50
https://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/info.cgi?livro=3007560435

Um comentário

Os comentários estão fechados.