Dicas da chef Jocielly Bobinsky para uma Ceia de Natal saudável

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Para não fugir muito da dieta, mas sem deixar de curtir os prazeres de uma ceia de Natal, algumas trocas saudáveis podem ser feitas para tornar o momento especial, nutritivo e amplamente saboroso.
Para não fugir muito da dieta confira algumas ideias saudáveis para você saborear:
Uma boa alternativa para aperitivo saudável são torradas integrais com patê à base de iogurte natural. Você pode utilizar alho, cebola, ricota e especiarias como açafrão, pimenta e ervas como alecrim e manjericão.
As frutas desidratadas, como damasco, ameixa, maçã e abacaxi também são ótimas opções no Natal. Elas enfeitam a mesa e ainda podem substituir sobremesas calóricas, além de fornecerem muitos nutrientes. E vale incrementar os pratos todos: farofa, salada, molhos e até no arroz.
Para os pratos principais, carnes brancas como o peru, frango, chester e peixe são ótimas fontes de proteína magra. O ideal é que sejam assados ou grelhados, acompanhados de legumes e molhos leves.

Tomate no espeto @ reprodução

Faça um lanche saudável antes da festa, assim você evita comer em excesso na hora da ceia.
Evite misturar os carboidratos como, por exemplo, arroz com farofa e arroz com batata. Escolha qual destes acompanhamentos mais gosta e consuma somente um deles.
Não centralize o pensamento na comida. Valorize estar com a família e amigos, e crie formas de se distrair, como amigo oculto, entrega de presentes, etc.
Dê preferência a alimentos grelhados e assados. Evite as frituras ou as consuma com moderação.
Tenha atenção plena em cada escolha, saboreie deliciosamente cada componente do seu prato e não fique pensando na próxima porção que será servida.
Na hora de escolher a sobremesa e as bebidas, as frutas e os sucos da época vão ser as melhores opções: pêssego, abacaxi, ameixa, manga e goiaba.
As nozes, amêndoas e castanhas são oleaginosas ricas em antioxidantes e fazem bem para o coração, além de prevenir o envelhecimento, além de saciarem, complementam lindamente a ceia natalina.
Faça receitas alternativas para uma ceia de natal mais saudável. Se planeje para ter opções gostosas e saudáveis.

Feliz Natal!

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