Os 100 anos da obra Senecio, de Paul Klee

Senecio é uma das pinturas mais representativas do pintor Paul Klee, pertence ao cubismo e nela é possível apreciar os ecos dos mascarados africanos. Ela foi finalizada em 1922.
As máscaras de origem africana foram alguns dos objetos que mais chamaram a atenção de artistas de vanguarda do século XIX e XX, talvez o mais claro exemplo da influência que esses objetos tiveram sobre os pintores da época, é a famosa pintura ‘As Senhoritas de Avignon’, de Pablo Picasso, 1907.
O trabalho pertence a uma série de pinturas que Paul Klee fez durante a década de 1920 com o tema de circo, desta forma, as manchas coloridas remetem às roupas dos arlequins e estão em sintonia com outras obras do artista como “O Palhaço”.
Essa adaptação do rosto humano é dividida pela cor em retângulos. Quadrados geométricos planos são mantidos dentro de um círculo representando uma face mascarada e exibindo o traje multi colorido de um arlequim. É um retrato do artista circense Senecio, que pode ser visto como um símbolo da relação mutável entre arte, ilusão e o mundo do drama.

Paul Klee – Senecio-1922 @ Domínio Público

Nessa obra, Paul faz uso de vários tons de laranja, vermelho e amarelo e formas simples para revelar o retrato de um homem idoso. O uso artístico de formas dá a falsa impressão de que um olho é levantado. Sua sobrancelha esquerda é representada por um triângulo, enquanto a outra é feita de uma simples linha curva. O retrato também imita intencionalmente o trabalho artístico infantil usando formas ambíguas com mínimos detalhes faciais.
Esta pintura demonstra os princípios de arte de Paul Klee, nos quais os elementos gráficos da linha, planos de cor e espaço são colocados em movimento por uma energia da mente do artista. Em seus rabiscos criativos, ele gostava, em suas próprias palavras, de “seguir uma linha para uma caminhada”.
TÍTULO – Senecio
AUTOR – Paul Klee
CRIAÇÃO – 1922
MATERIAL – Óleo sobre Tela
DIMENSÕES – 40 x 38 cm
GÊNERO – Retrato
LOCALIZAÇÃO – Kunstmuseum, Suíça.

(Fonte: Arte & Artistas)