Comidas ‘internacionais’ nascidas no Brasil

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna assinada pela chef Jocielly Bobinsky

O Brasil é um país de culinária diversa e cada região possui suas comidas típicas. Além disso, o povo brasileiro adora inovar na cozinha. Quando se fala em comida brasileira, logo vem à mente preparações como o pão de queijo, o churrasco e o acarajé, não é mesmo? Entretanto, existem alguns pratos brasileiros que são comumente associados a outras culturas, embora tenham sido criados aqui mesmo.
Veja a lista e se surpreenda com as preparações que você não fazia ideia que nasceram em solo brasileiro.

Pão francês – O pãozinho tão famoso no nosso país teve inspiração na baguete francesa. Então, apesar de levar o termo “francês” no nome, esse pão, que também muitos conhecem como pão de sal ou cacetinho, nasceu em solo brasileiro durante o início do século XX e faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros até hoje.

Pão francês @ divulgação

Molho à bolonhesa – Essa é mais uma adaptação de uma receita italiana, o ragu, que é um tipo de molho tradicional na Itália e leva carnes cozidas e vinho em sua composição. No entanto, a versão brasileira foi feita a partir da junção de carne moída com molho de tomate e é um dos molhos mais utilizados em macarrões por aqui.

Molho Bolonhesa @ divulgação

Pastel – A origem do pastel é atribuída aos imigrantes asiáticos que tinham comércio nas pequenas feiras de rua nos portos de Santos durante a década de 40. Há quem diga que o guioza e o rolinho primavera, de origem oriental, foram as inspirações para a criação do nosso pastel.

Pastel @ Divulgação

Beirute – O beirute é associado à cultura libanesa, mas apesar de levar o pão sírio em sua composição, é um salgado tipicamente brasileiro. A criação foi feita em São Paulo, na década de 50, por dois irmãos de descendência libanesa.

Lanche Beirute @ divulgação

Moqueca de camarão – A moqueca de camarão tem origem afro-brasileira e é um prato muito apreciado principalmente no Nordeste do país. Dessa forma, existem variações na receita a depender do estado, mas a versão da Bahia é a mais famosa.

Moqueca de camarão Alguidares @ Barbara Kaucher

Palha italiana – Assim como o pão francês ,a palha italiana tem inspiração em uma preparação da Itália, o salaminho de chocolate, que é feito com biscoitos, vinho tinto e chocolate. Contudo, a palha italiana como consumimos por aqui é um doce bem brasileiro, feito com brigadeiro, que também é típico do nosso país.

Palha Italiana @ Divulgação