As luminárias Nelson Bubble de George Nelson

Design-chefe da empresa de móveis Herman Miller, o norte-americano George Nelson é considerado um dos fundadores do design modernista dos EUA. Dentre os diversos produtos criados pelo designer, a coleção Nelson Bubble é um clássico devido à estrutura feita com fios de aço sob tensão, pulverizados com verniz resinoso e uma camada fina de plástico, que diminui os custos de produção.
Para o primeiro protótipo da luminária, Nelson se baseou em formas elementares e orgânicas ao criar variações como o Pendente Apple Bubble, a Arandela Pear, a Luminária de Mesa Lotus e o Pendente Saucer, dentre outras. A combinação entre as linhas cruzadas da estrutura e pulverização de plástico branco translúcido possibilita uma iluminação bastante suave, transferindo delicadeza à decoração com seu aspecto flutuante.

Luminárias Nelson Bubble by Nelson Miller @ Divulgação

A coleção foi inspirada em um conjunto de luminárias suspensas encontradas pelo designer na Suécia, mas que tinham revestimento em seda que dificultava e encarecia sua produção. Nelson então se deparou com uma referência aparentemente sem relação, mas que logo levou a uma ideia intuitiva.

“Foi uma foto no New York Times algumas semanas antes mostrando os navios Liberty sendo colocados fora de serviço através do revestimento do convés com uma rede e, em seguida, a pulverização da mesma com um plástico que se entrelaçava sozinho”.

Nelson localizou o fabricante desse plástico resinoso e o utilizou na fabricação das luminárias balão.
Setenta anos depois, o design icônico da Coleção Bubble pode ser encontrado na Herman Miller.

Sobre a Herman Miller

Luminárias Nelson Bubble by Nelson Miller @ Divulgação

Desde 1905, o design de mobiliário inspirador da Herman Miller, suas inovações tecnológicas e seus serviços estratégicos ajudam as pessoas a fazerem grandes coisas e as organizações a executarem o seu melhor. Em 2018, a empresa criou o Grupo Herman Miller, que apresenta ao mercado uma gama de marcas cuidadosamente selecionadas que inclui Colebrook Bosson Saunders, Design Within Reach, Geiger, HAY, Maars Living Walls, Maharam, naughtone, and Nemschoff. Guiado por um único propósito – design para o bem da humanidade – o Grupo oferece e desenvolve soluções completas para os mais diversos e importantes ambientes dos seus clientes, ao mesmo tempo que contribui para um futuro mais justo e sustentável para todos.