A arte em movimento de Wen Ying Tsai

Wen-Ying Tsai foi um versátil e prolifico artista que trabalhou num amplo campo de pinturas figurativas e abstratas, arte óptica, escultura estática, cinética e cibernética, além de fontes de luzes. Nascido em Xiamen (China, 1928), emigrou para os EUA em 1950 onde se bacharelou em Engenharia Mecânica na Universidade do Michigam, em 1953. Mudou-se para Nova York para trabalhar como engenheiro civil para clientes como Mies van der Rohen, Synergetcs, entre outros. À noite, estudava artes e dança, além de frequentar cursos de ciências políticas e econômicas.

Dupla Difração – Wen Ying Tsai 1972 @ Reprodução

Em 1963, Tsai trocou a carreira de engenheiro para se dedicar integralmente às artes. Após três meses de viagem para a Europa, retornou a Nova York e começou a fazer construções em 3D usando efeitos ópticos, pinturas fluorescentes e luz ultravioleta, que ganhou o nome de Pinturas Super Destacada. Alguns destes trabalhos foram selecionados para a exposição “The Responsive Eye”, que aconteceu no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Square Tops – Wen Ying Tsai 1969 @ Reprodução

Insatisfeito com a falta de movimentos das esculturas, colocou motores, criando a Parede Multi-Cinética para a exposição “Art Turned On” no Instituto de Arte Contemporânea, em Boston.

Fonte de Luzes Caindo – Wen Ying Tsai – 1979 @ Reprodução

Em 1969, ele foi convidado por György Kepes para estudar no Centro de Estudos Avançados de Artes Visuais no MIT, onde conheceu e se encantou por Harold “Doc” Edgerton, engenheiro que desenvolveu as luzes estroboscópicas.

Parede Multi-Cinética – Wen Ying Tsai -1965

No início da década de 1970, Tsai se mudou com a família para Paris, onde começou a participar de diversas exposições na Europa, Asia e EUA. Em 2006, ao lado do colega Pei-Dei, criou a Fundação de Artes e Ciências Tsai, no SoHo, em Nova York.

Ele faleceu em 2013 em Nova York.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.