Peru é a estrela da ceia de Natal

Artigo assinado por @chefjocielibobinski

O Natal é uma tradição muito antiga e suas origens vêm de muito tempo antes do nascimento de Cristo, evento que celebramos na data. Quando esse tão esperado dia chega, muita coisa nos vem à cabeça, como Papai Noel, luzinhas, celebração, ceia. Mas você sabe por que comemos o tão aguardado peru no Natal? Existe um motivo!
Atualmente, o peru é a proteína que mais simboliza o Natal em grande parte do mundo. Entretanto, nem sempre foi assim. Uma das principais carnes para as festas natalinas, durante a Idade Média, era a cabeça de javali em conserva. A cabeça de javali era, geralmente, apresentada na mesa, com uma maçã na mandíbula e uma decoração com ervas em seu entorno.
A mudança começou com os índios norte-americanos, que criavam o peru em suas aldeias. A ave era servida em suas oferendas, pois era considerada um símbolo de fartura, devido ao fato de ser uma ave de grande porte e que podia alimentar muitas pessoas.

Peru na ceia de Natal @ divulgação

Quando os espanhóis invadiram a América para colonizar o México, conheceram o peru e acabaram levando-o para a Europa, onde o consumo de aves nobres era muito comum. A partir do século 16, ele começou a ganhar muita popularidade no continente europeu, substituindo até o cisne na Inglaterra em comemorações. Inspirada na tradição indígena, os EUA adotaram a ave como prato principal no Dia de Ação de Graças.
No Brasil, o peru se tornou estrela da ceia de natal. Ritual que passou a ser entendido como símbolo de sucesso, devido à abundância e fartura da refeição.
Por ser uma carne que possui um teor muito baixo de gordura, o ave pode ser responsável por um certo equilíbrio nas comilanças de fim de ano. Rica nutrientes como a niacina (vitamina B3), vitamina B6, selênio, potássio, fósforo, zinco e ferro, o alimento é muito nutritivo. E para quem está no projeto verão, combinado a outros acompanhamentos menos calóricos, o peru pode ser uma ótima opção para uma ceia fitness.
Uma porção de carne de peru fornece 36% da necessidade diária de niacina (vitamina B3), que é importante para o tratamento de colesterol e outras gorduras no sangue, e 27% da quantidade recomendada de vitamina B6, que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Confira uma receita

1 peru
Meio copo de manteiga derretida
2 cebolas grandes picadas em 4 partes
4 cenouras cortadas em rodelas
4 talos de salsão picados
1 colher de tomilho fresco
1 folha de louro
2 copos de vinho branco seco
1 copo de sal
Pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de Preparo
Coloque o sal no interior do peru, coloque-o em uma vasilha grande e cubra com água gelada. Leve ao refrigerador por 12 horas.
Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius e coloque o peru com o peito para baixo em uma assadeira antiaderente. Pincele o peru com metade da manteiga e recheie-o com metade da cebola, cenoura e temperos. Dsiponha a outra metade na assadeira e regue tudo com um copo de vinho branco.
Deixe assar nesta posição por uma hora e depois vire-o cuidadosamente, pincelando-o com o restante da manteiga.
Deixe assar por mais 3 horas, até que esteja completamente assado e dourado.
Retire-o do forno e remova a cebola e as cenouras do interior, levando ao fogo com o líquido da assadeira.
Coloque um copo de vinho e deixe reduzir. Coe o caldo e sirva sobre o peru fatiado.
Observação: Caso utilize peru temperado, reduza o sal a uma colher.
*pode se substituir o vinho por suco de laranja, mesma quantidade!