Desconstruindo preconceitos com o livro ‘Pequeno Dicionário Antigordofóbico’

Autora de ‘O Peso e a Mídia’, o novo livro da pesquisadora Agnes Arruda Pequeno Dicionário Antigordofóbico estuda a relação da gordofobia na área da Comunicação. No projeto atual, que sai pela editora Provocare, Agnes reúne esses termos e expressões e explicou cada um deles como forma de conhecê-los e, assim, repensar seu uso.

“Quando aprendemos a falar, não nos damos conta de que as palavras foram inventadas por alguém. Elas não fazem parte da natureza, mas sim foram naturalizadas”, explica a autora. “Ter isso à consciência é importante porque nos leva a compreender que, apesar de parecer, palavras não são neutras. Elas foram criadas em algum contexto específico. Em muitos casos, no entanto, termos e expressões que utilizamos foram criados dentro de uma lógica de opressão”, completa.

Capa “Pequeno Dicionário Antigordofóbico” @ divulgação

Fazem parte do vocabulário da gordofobia termos como “gordice” e a expressão “bonita de rosto”. Até mesmo a palavra fitness, utilizada como sinônimo de algo saudável, entra na relação.
“Depois de anos pesquisando sobre gordofobia na área da Comunicação, identifiquei na forma como falamos uma das estruturas do preconceito”, afirma Agnes, que para concretizar a ideia do “Pequeno Dicionário Antigordofóbico” contou com financiamento coletivo com mais de 100 pessoas colaborando.
Preço: R$ 35,00
Onde encontrar: https://medium.com/@agnesarruda/lists.