Arte132 apresenta “Tridimensional: Entre o sagrado e o estético”

A Arte 132 Galeria inaugura a exposição Tridimensional: Entre o sagrado e o estético, no sábado, 14 de janeiro, um recorte da coleção particular de Vera e Miguel Chaia, que reúne um conjunto de 46 obras. Entre telas, objetos e esculturas de 35 diferentes artistas brasileiros, a mostra apresenta desde nomes consagrados a jovens talentos do cenário artístico brasileiro. A curadoria é assinada por Miguel Chaia, Laura Rago e Gustavo Herz.

MIGUEL CHAIA, obras da coleção -35, Arte 132, 11.2022 ©EVERTON BALLARDIN

Dividida em dois pilares, o sagrado e o estético, Tridimensional mescla de forma não-linear os temas centrais. Supõe-se que cada artista ou obra se aproxima ora mais ora menos do sagrado ou do estético; em algumas obras, o sagrado pode ser mais explícito e, em outras, menos.

MIGUEL CHAIA, obras da coleção -38, Arte 132, 11.2022 @ EVERTON BALLARDIN

O conceito de sagrado é aqui entendido no seu significado amplo de religioso, venerável, ritualístico, mítico, alquímico e metafísico — centrado nas questões do corpo e da sociabilidade, e aparece representado por cinco elementos — sangue, vinho, água, fogo e alimento.

MIGUEL CHAIA, obras da coleção -16, Arte 132, 11.2022 @ EVERTON BALLARDIN

O estético é compreendido como a linguagem que, no desenvolvimento histórico da arte, em um processo autônomo e profano, opera revoluções nas formas de expressão, rompendo claramente vínculos com áreas externas à própria arte. O tridimensional aparece em restrito relacionado à forma das telas, objetos e esculturas – todas as obras apresentam três dimensões e/ou perspectivas de relevo.

Sobre o processo curatorial

Três questões nortearam as reflexões abordadas pelo conjunto de obras expostas: Será possível perceber na arte contemporânea vestígios do sagrado? O que pode haver em comum entre a arte e o sagrado? E, ainda, a arte contemporânea, ao ganhar autonomia, fortalecendo seu significado estritamente estético, abandona o mítico, a religiosidade e a religião na busca da revolução da linguagem?

MIGUEL CHAIA, obras da coleção -27, Arte 132, 11.2022 @ EVERTON BALLARDIN

Entre os destaques da exposição, aparecem Artur Lescher, Carmela Gross, José Resende, José Leonilson, Leda Catunda, Marcelo Cidade e Tunga.
A história da coleção de Vera e Miguel Chaia se confunde com a própria história da arte contemporânea brasileira. O casal começou a colecionar há 45 anos e, durante esse período, reuniu um acervo ímpar. Eles se conheceram em 1969, quando cursavam a faculdade de ciências sociais da PUC-SP, e logo descobriram o amor em comum pelas artes, passando a visitar, juntos, exposições. Começaram adquirindo gravuras e nunca mais pararam. Assim surgia uma das mais importantes coleções de arte contemporânea brasileira. Tridimensional – Entre o sagrado e o estético será uma oportunidade para que os espectadores conheçam um recorte desse acervo.
Serviço
Tridimensional: Entre o sagrado e o estético
Curadores: Miguel Chaia, Laura Rago e Gustavo Herz
Evento de abertura: 14 de janeiro de 2023, sábado, das 11h às 17h
Período expositivo: 14 de janeiro a 11 de março de 2023
Evento de encerramento: Recital de piano, em 11 de março, sábado, às 11h30
Horários de visitação: segunda a sexta, das 14h às 19h. Sábados, das 11h às 17h
Local: Arte132 Galeria – Av. Juriti, 132, Moema, São Paulo – SP
Entrada gratuita