A ficção científica familiar “Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo” ganhou sete prêmios no Oscar 2023: Filme, Direção (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), Atriz (Michelle Yeoh), Ator e Atriz Coadjuvante (Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis), Roteiro Original e Montagem.
O segundo mais premiado foi o excelente alemão “Nada de Novo no Front”, como Filme Internacional, Fotografia, Trilha Sonora e Desenho de Produção.
“A Baleia” garantiu a Brendan Fraser o prêmio de Melhor Ator e Melhor Maquiagem e Cabelo.
“Entre Mulheres” garantiu a Sarah Polley o prêmio de Melhor Roteiro Original, enquanto a segunda maior bilheteria de todos os tempos “Avatar: Caminho da Água” ganhou como Melhor Efeitos Visuais.
Apesar da derrota da veterana Angela Bassett como Atriz Coadjuvante, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” garantiu a Ruth Carter o prêmio de Melhor Figurinos.
A divertida “Naatu Naatu”, do filme indiano “RRR” ficou ganhou Melhor Canção, derrotando Lady Gaga (“Hold My Hand” de “Top Gun Maverick”, Rihanna (“Lift Me Up” de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, David Byrne (“This is Life” de “Tudo Ao Mesmo Tempo em Todo o Lugar”) e Diane Warren (“Applause” do “Tell It Like a Woman”).
Os sindicados e o Oscar

MONDO MODA errou em duas apostas feitas no sábado. Afirmamos que Melhor Roteiro Original seria para “Os Banshees de Inisherin” e Atriz Coadjuvante seria Kerry Condon por “Os Banshees de Inisherin”. Porém, “Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo” ganhou nas duas categorias. Falando nisso, o ótimo filme irlandês não ganhou nada.
Seguindo a cartilha dos sindicatos, os quatro premiados no SAG Awards repetiram as vitórias no Oscar, assim o resultado como dos Produtores, Diretores e Roteiristas.
Quebrando alguns recordes (bons e ruins)
Merecendo ou não, “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo” é o primeiro filme de gênero a vencer na principal categoria. Além de tratar do Metaverso, é abertamente positivo à questão LGBTQIAP+. Isto é um mérito!
Michelle Yeoh é a primeira mulher de origem asiática premiada como Melhor Atriz em 95 anos da Academia. Com a vitória como Melhor Figurinos por “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, Ruth Carter é a primeira mulher negra a ganhar dois Oscars.
A indiana “Naatu Naatu” é a primeira composição de língua não inglesa a vencer como Melhor Canção.
Em sua 14ª tentativa, a compositora Diane Warren novamente perdeu. Pelo ritmo, terá que se contentar com o prêmio honorário que ganhou na semana passada.
Confira os premiados

FILME: “Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo”
DIREÇÃO: “Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo” Daniel Kwan and Daniel Scheinert
ATOR: Brendan Fraser (“A Baleia”)
ATRIZ: Michelle Yeoh (“Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”)
ATOR COADJUVANTE: Ke Huy Quan (“Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”)
ATRIZ COADJUVANTE: Jamie Lee Curtis (“Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”)
ROTEIRO ORIGINAL: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Daniel Kwan and Daniel Scheinert)
ROTEIRO ADAPTADO: Entre Mulheres (Sarah Polley)
FOTOGRAFIA: Nada de Novo no Front (James Friend)
ANIMAÇÃO: Guillermo Del Toro’s Pinocchio
FIGURINOS: “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (Ruth Carter)
MONTAGEM: “Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo” (Paul Rogers)
FILME INTERNACIONAL: “Tudo de Novo no Front” Germany
MAQUIAGEM E CABELO: “A Baleia” Adrien Morot, Judy Chin and Anne Marie Bradley
TRILHA SONORA: “Tudo de Novo no Front” Volker Bertelmann
CANÇÃO ORIGINAL: “Naatu Naatu” de “RRR” (M.M. Keeravaani e Chandrabose)
DESENHO DE PRODUÇÃO: “Tudo de Novo no Front” (Christian M. Goldbeck e Ernestine Hipper)
SOM: “Top Gun: Maverick” (Mark Weingarten, James H. Mather, Al Nelson, Chris Burdon e Mark Taylor)
EFEITOS VISUAIS: “Avatar: O Caminho da Água” (Joe Letteri, Richard Baneham, Eric Saindon e Daniel Barrett)
DOCUMENTÁRIO: “Navalny” Daniel Roher, Odessa Rae, Diane Becker, Melanie Miller and Shane Boris
DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM: “The Elephant Whisperers” Kartiki Gonsalves and Guneet Monga
ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM: “The Boy, the Mole, the Fox and the Horse” Charlie Mackesy and Matthew Freud
CURTA METRAGEM: “An Irish Goodbye” Tom Berkeley and Ross White

Você precisa fazer login para comentar.