Ópera La Fanciulla Del West no Theatro Municipal de São Paulo

Baseado na história The Girl of the Golden West de David Belasco, melodrama que ajudou a moldar o imaginário sobre o Velho Oeste – influenciando até o gênero western hollywoodiano -, Fanciulla é um trabalho do compositor italiano Giacomo Puccini com libreto de Guelfo Civinini e Carlo Zangarini.
A Garota do Oeste conta a história de Minnie, proprietária de um saloon no Oeste dos Estados Unidos. Em meio à corrida do ouro, Minnie se torna o ponto central de uma trama que envolve amor, coragem e traição. Em um cenário um campo de mineradores no qual bandidos, trabalhadores oprimidos, um xerife cruel e uma única mulher de caráter fortíssimo vivenciam questões como o amor, a saudade, o assédio, a justiça e, por fim, o perdão. Musicalmente, esta ópera tardia está entre as produções “puccinianas” de maior inspiração do compositor, que faz uso de diversos motivos rítmicos e melódicos que remetem à couleur local do faroeste americano.
A nova montagem conta com Roberto Minczuk na direção musical, enquanto Carla Camurati assume a direção cênica. Renato Theobaldo é responsável pela cenografia, Wagner Pinto cuida do design de luz, Ronaldo Fraga é responsável pelo figurino, trazendo uma mescla entre estilo da época do Velho Oeste e referências contemporâneas e brasileiras. Ronaldo Zero atua como assistente de direção.
No elenco, nos dias 14, 16, 19 e 22, estão: Martina Serafin, Minnie; Lício Bruno, Jack Rance; Gustavo Lopez Manzitti, Dick Johnson; e, nos dias 15, 18 e 21: Daniela Tabernig, Minnie; Homero Velho, Jack Rance e Enrique Bravo, Dick Johnson.
Dividida em três atos, La Fanciulla ganhou grande popularidade quando lançada em 1910, na Metropolitan Opera House em Nova Iorque.
A produção terá sete datas: 14/07, 15/07, 16/07, 18/07, 19/07, 21/07 e 22/07.
Ingresso de R$ 12 a R$ 158 (inteira) e duração de 180 minutos.