Exposição Cybèle Varela. Imaginários Pop no MAC-USP

Com curadoria de Ana Magalhães e de Ariane Varela Braga, o MAC-USP apresenta Cybèle Varela. Imaginários Pop, exposição que reúne uma seleção das pinturas e objetos mais emblemáticos da artista do final dos anos 60.
Os trabalhos procedentes da coleção do próprio museu e de acervos públicos e privados destacam o papel desempenhado pela cultura de massa, questões sociais e políticas, bem como as experiências transnacionais na realização da produção inicial de Varela; uma obra pioneira das questões feministas e que contribuiu para os discursos artísticos brasileiros e internacionais da Pop Art e Nova Figuração até a Figuração Narrativa.

Cybèle Varela Cinco mocas passeando 1968-MAC-Parana-PR @ divulgação

Segundo as curadoras, o ano de 1967 foi um momento significativo para a artista, quando o MAC-USP lhe concedeu o prêmio da exposição “Jovem Arte Contemporânea” e participou pela primeira vez da Bienal de São Paulo, na qual seu objeto em forma de caixa O Presente (1967) foi retirado pela polícia por motivos políticos, antes mesmo da abertura oficial do evento.
Essa obra destruída foi refeita em 2018 e faz parte da presente exposição, que tem como ponto de partida os dois trípticos de Varela pertencentes à coleção do museu paulistano: De tudo que pode ser (1967) e Cenas de rua (1968).
Sobre o primeiro, ganhador do prêmio JAC, a artista explica que vinha explorando a questão da transformação, de tudo que pode vir a ser.

“Numa sequência quase cinematográfica, pintei uma moça atravessando a rua e cruzando com algumas freiras; e, no momento do cruzamento, elas trocam de roupa. A moça veste a saia longa do uniforme religioso e as freiras a minissaia, que estavam na moda no período”.

Sobre a artista

Cybele Varela Um passeio feliz @ Estúdio em Obra

Cybèle Varela (Petrópolis – RJ, Brasil, 1943) viveu entre o Brasil, Paris, Genebra, Roma e Madri. Atualmente, com sua obra exposta no Centre Pompidou, é a única mulher viva do movimento Figuração Narrativa. A sua carreira começou no Brasil nos anos 60 e segue em Paris nos anos 70.
Em 1975, foi a única artista mulher selecionada para a exposição itinerante pela França 30 Créateurs – Sélection 75, juntamente com Lindstrom, Pierre Soulages, Arman, entre outros.

Cybèle Varela Cenas de ruas -1968-II-MAC-USP-SP @ divulgação

Com seu trabalho elogiado por críticos como Pierre Restany, Varela participou de centenas de salões, exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior: França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Suíça, Bélgica, Espanha e Japão. Além da IX Bienal Internacional de São Paulo, na qual teve a sua obra censurada, participou da X e XVII edições do evento paulistano, entre outras bienais.
Suas obras fazem parte dos mais importantes acervos privados e públicos, entre os quais: Reina Sofia (Madri, Espanha), Centre Georges Pompidou (Paris, França), Art Museum of the Americas (Washington D. C., EUA) e, no Brasil, além do MAC-USP, MASP, MAM-SP; MAM-RJ, entre outros.
Entrada gratuita
Anote: MAC-USP (Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – São Paulo-SP)

Um comentário sobre “Exposição Cybèle Varela. Imaginários Pop no MAC-USP

Os comentários estão desativados.