Marta Minujín na Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo apresenta Marta Minujín: Ao Vivo, primeira mostra panorâmica no Brasil de uma das artistas latino-americanas mais relevantes da sua geração. Com curadoria de Ana Maria Maia, ela acontece de 29 de julho a 28 de janeiro de 2024 nas sete salas do primeiro andar da Pinacoteca Luz.

Marta Minujín em seu estúdio com elementos da instalação El Batacazo – 2023 @ Sofia Ungar

A mostra articula mais de cem obras de 1963 até o presente, reapresentando o icônico El batacazo, criado no contexto do Instituto Torcuato Di Tella em 1965, além de trabalhos como Galeria Blanda [Galeria Mole] (1973) e La caída de los mitos universales (1978-). Um inflável recebe o público nos primeiros dias da exposição no estacionamento da Pina Luz.

Sobre a artista

Obra de Marta Minujin – Geometria Blanda @ divulgação

Nascida em Buenos Aires, em 1943, Marta Minujín, ainda hoje em franca atividade, alcançou grande consagração na Argentina e internacionalmente. Ao longo da carreira, a artista tornou-se a embaixadora do movimento pop na Argentina, o que envolveu interpretar essas vertentes internacionais com referências portenhas.
Embora tenha se identificado com o rótulo, sua produção possui um caráter multidisciplinar, combinando aspectos da arte pop com o happening e a arte conceitual.
A despeito dos preconceitos de gênero, Minujín transitou entre ambientes criativos e intelectuais em grandes capitais artísticas do mundo, presente em capítulos importantes da história da arte desde a segunda metade do século XX.