Elas foram as mulheres mais poderosas da indústria da moda entre o final da década de 1980 e início dos 1990. Conseguiram fama, poder, prestígio e muito, mas muito dinheiro. Foram eternizadas na história como “As Supermodelos”.
Com produção da Imagine Documentaries e da One Story Up e direção de Roger Ross Williams (vencedor de um Oscar) e Larissa Bills, o documentário do Apple TV+ em quatro partes destaca as notáveis carreiras de Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista e Christy Turlington.

Com acesso a cenas de bastidores e entrevistas exclusivas, essas mulheres narram como dominaram as passarelas e as milionárias campanhas publicitárias enquanto revelam um vínculo que mudou a dinâmica de poder de toda uma indústria.

O documentário começa nos anos 1980, quando quatro garotas de diferentes partes do mundo se uniram em Nova York. Cada uma delas carregava muita determinação e persistência. Mal sabiam do impacto que causariam nas gerações seguintes.

O prestígio delas permitiu que as quatro superassem as marcas que representavam, tornando os nomes Naomi, Cindy, Linda e Christy tão proeminentes quanto os estilistas que as vestiam.
Com o sucesso mundial do clipe “Freedom 90”, do cantor britânico de ascendência grega George Michael, as quatro atingiram um patamar único.
O nome do quarteto era mais importante do que qualquer atriz hollywoodiana da época.
O poder foi tanto que começou a incomodar muita gente, incluindo os diretores de criação, como Karl Lagerfeld, Valentino, entre outros.

Nem tudo foram flores. Enfrentaram machismo, misoginia, racismo, relacionamentos abusivos, vícios em variados tipos de drogas, homéricos fracassos em outros campos profissionais, entre outros.

Hoje, as quatro supermodelos permanecem na vanguarda da cultura por meio de ativismo, filantropia e talento para negócios. À medida que a indústria da moda continua a se redefinir junto com o papel das mulheres, esta é a história não contada de poder e a união de quatro mulheres que souberam como reivindicá-lo e abrir caminho para quem viria depois.

Com “As Supermodelos”, Apple TV+ se torna a dona do melhor documentário já lançado sobre o assunto. Ele mergulha com uma frieza quase cirúrgica nos meandros da poderosa indústria, mostrando o quanto quatro mulheres conheceram, como poucas, o status máximo de poder e quanto isso incomodou muita gente, principalmente os homens.
Episódio 1: O Look – Em 1983, quatro adolescentes — Naomi, Cindy, Linda e Christy — apareceram pela primeira vez na frente de uma câmera, dando início a uma série de eventos revolucionários.
Episódio 2: A Fama – Naomi, Cindy, Linda e Christy trabalham com os gigantes da moda e desfilam nas mais famosas passarelas, levando a um videoclipe que muda tudo.
Episódio 3: O Poder – Conquistando o mundo, as garotas se tornam os rostos que representam a cultura dos anos 90, até que uma mudança de percepção e observações polêmicas agitam as coisas.
Episódio 4: O Legado – Quando enfrentam mudanças na vida e encontram novos papéis como empresárias, humanitárias e mães, as mulheres descobrem o poder do envelhecimento. E um delas têm que enfrentar uma longo tratamento de saúde.

Você precisa fazer login para comentar.