Em 2006, a colunista social Huguette Gallo me indicou ao empresário Sérgio Carmanhanis para escrever sobre moda no Jornal Estilo Vida. Sete edições depois, o jornal acabou. Em seguida, ele sugeriu meu nome para a direção do Jornal de Fato para assumir a coluna de Cultura. Depois de quatro artigos, propus mudar para a coluna de Moda. Nascia o colunista Jorge Marcelo Oliveira. Até então, apesar de graduado em Jornalismo, atuava como Produtor de Áudio Visual.
Com o título de MONDO MODA (nome criado por mim), escrevi 57 colunas semanais entre 07 de setembro de 2006 e 13 de setembro de 2007.

Desde o início, eu entendia moda como algo muito mais do que apenas roupas e acessórios. Ela acompanha as mudanças, evoluções e revoluções entre o tempo e a sociedade. Também está ligada a outras áreas da criação, como design, arquitetura, decoração, arte, cultura, turismo, gastronomia, etc. Acreditar que moda é apenas o que vestir é reduzir sua existência.

Com o “falecimento” do Jornal de Fato, senti-me órfão. Por sugestão de um conhecido, resolvi escrever um blog. Porém, naquela época, o auge era falar sobre “Look do Dia”, “Diário de Estilo” e outras bizarrices do gênero. Eu me recusava a fazer algo assim.
Assim, mergulhei em pesquisas, porém, nada me agradava. Lembrei-me dos jornalistas e críticos de moda estrangeiros, como a britânica Hilary Alexander e os estadunidenses Cathy Horyn e André Leon Talley. Passei alguns dias acompanhando o que eles produziam. Não queria copiá-los – até porque eles viviam em realidades completamente diferentes da minha. Apesar disso, o trio serviu de inspiração para o nascimento da versão digital do MONDO MODA. Era novembro de 2007.

Jornal de Fato – MONDO MODA – 26 de setembro de 2006 @ Reprodução

A primeira hospedagem aconteceu no extinto UOL Blogs, http://www.mondomoda.kit.net. Lamentavelmente, não tenho um print para me lembrar como era o modelo. Só me lembro de que o layout era bem fraquinho.
Descobri a plataforma WordPress.com. Era tudo em inglês. Penei muito para entender os termos técnicos. Passei madrugadas acompanhando fóruns de desenvolvedores. Tinha uma única certeza: recusava-me a ficar refém da boa vontade de qualquer pessoa para atualizar meu veículo. Em dezembro de 2008 nasceu o http://www.mondomoda.wordpress.com.

MONDO MODA Layout Maio 2010 @ Reprodução

Criei um logo. Era bem pobrinho, mas eu gostava da fonte escolhida. Logo depois, contratei Amanda Paluzzi para desenvolver um logo exclusivo. Era vermelho. Representava a energia e a persistência que eu desejava para abrir portas. Outro ponto decisivo foi comprar o domínio. Nascia o http://www.mondomoda.com.br.

MONDO MODA Layout Março 2013 @ Reprodução.jpg

O terceiro logo veio pelas mãos da talentosa Ana Paula Barros. Arquiteta, design e artista visual, ela entendeu o que eu desejava. Era o início de uma duradoura parceria, que segue até hoje. Ela assina as artes das marcas MM, Ateliê Casagrande, Foi o Jorge Que Fez e Jorge Marcelo Oliveira.

MONDO MODA – Layout Junho 2016 @ Reprodução

Trilhando um caminho próprio, demorei a entender quem era o meu leitor. Acertei e errei, porém, persisti. Não me lembro do exato momento no qual MONDO MODA começou a ser conhecido. Nunca tive dinheiro para grandes investimentos publicitários. Contava com o boca a boca, uma nova rede de contato, relacionamento com assessorias de imprensa, participações em eventos… E as coisas começaram a acontecer. Surgiram colunistas, colaboradores, editoriais de moda próprios, etc.

Renata Podolski @ Carlos Bassan

Um dia encontrei a empresária Renata Podolsky nos corredores do Galleria Shopping. Num bate-papo rápido, perguntou sobre o MM. Comentei que era o blog de Lifestyle mais antigo de Campinas. Ela me corrigiu: “MM não é um blog. É um Portal de Estilo de Vida!”. E tenha o dito!

Anúncio MONDO MODA 2019 by Ana Paula Barros @ Divulgação

Surgiram às parcerias comerciais em forma de permuta, troca de favores e simpatias… Até os primeiros contratos comerciais começarem a vingar. Demorou, mas nada foi fácil. Tive que fazer tanta concessão que seria impossível recordar de tudo.
Veja bem: era a primeira década do novo milênio. Acesso à informação, em Campinas, era por meio de jornais, revistas ou programas de televisão. Nada além. Demorou muito, mas muito tempo para as pessoas entenderam que as coisas estavam mudando. No campo Estilo de Vida, pode acreditar que MONDO MODA foi um precursor.

Arte MONDO MODA assinada por Ana Paula Barros @ divulgação

Entenda: não existia outro colunista, editor, blogueiro, influencer ou qualquer coisa do tipo que, à época, fazia, nesta cidade, o mesmo que comecei a fazer. Este é um fato!

Hoje, 07 de novembro, MONDO MODA completa 17 anos. Garanto que tudo é feito com muita paciência, perseverança, resiliência e dedicação deste editor.
Flertando com 10M de acessos orgânicos – ou seja, nunca comprei seguidores – a marca também continua firme e forte nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest. Tumblr e YOU TUBE.