
Post assinado pela @chefjocielibobinski
Segundo uma lenda, num dia 29 do século IV, São Pantaleão vagava faminto por um vilarejo italiano à procura de um prato de comida quente e gostoso.
Camuflado de andarilho, Pantaleão bateu em uma das casas pedindo alimento. Mesmo desconfiada e com pouca comida, uma família deixou o estranho entrar.
A refeição rendeu exatas sete unidades de nhoque para cada um dos presentes. Em troca da gentileza, o santo deixou uma lembrança aos anfitriões. Ao recolher os pratos, a família se deu conta da presença de muitas moedas de ouro embaixo de cada louça.
Após rodar o mundo, a estória do nhoque da fortuna se transformou em um ritual que é celebrado em diversos países. Até hoje, famílias realizam a tradição de colocar moedas ou notas embaixo do prato e comer as sete massas ao final de cada mês.
Segundo a crença, isso faz com que haja fortuna e muita sorte no resto do mês para quem realiza o ritual. O nhoque foi criado no Oriente Médio,
Nos tempos antigos, quando os romanos iniciaram a exploração de diversas áreas, eles descobriram a receita e a levaram à Itália. Por este motivo, o prato é conhecido como originário daquela região.
A Sardenha, é possível prepará-lo com vários tipos de molhos como, por exemplo, branco, ao sugo, bolonhesa, com queijos ou até mesmo uma invenção do cozinheiro.

*Nhoque da nona *
400 g de batatas asterix, cozidas e espremidas
1 colher (sopa) de margarina sem sal
1 pitada de sal
meia xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado (50 g)
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
Numa tigela grande, coloque a batata, a margarina, o sal e 3 colheres (sopa) do parmesão ralado, e misture bem. Junte a farinha de trigo, aos poucos, e amasse rapidamente até ficar liso e homogêneo.
Em uma superfície lisa e enfarinhada, faça cordões com a massa e corte os nhoques. Cozinhe-os, em água abundante e fervente, até subirem à superfície.Escorra, transfira para uma travessa de servir e regue com o molho de tomate reservado. Polvilhe com o queijo ralado restante e sirva em seguida.
Molho:
2 colheres (sopa) de Azeite
1 cebola grande picada
4 tomates médios, sem sementes (600 g)
1 caixinha de polpa de tomate (500 g)
1 pitada de sal
1 e meia xícara (chá) de água (300 ml)
Numa panela média, coloque o Azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e frite por 4 minutos, ou até dourar.
Acrescente o tomate, e refogue por 5 minutos. Adicione a polpa de tomate, o sal e a água, e deixe cozinhar, com a panela semitampada, por 40 minutos, ou até o molho reduzir pela metade.
Retire do fogo e reserve aquecido.

Você precisa fazer login para comentar.