Morre a atriz britânica Maggie Smith

Dona de dois Oscar, quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas, a atriz britânica Maggie Smith faleceu na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro. Ela tinha 89 anos.
A informação foi confirmada nas redes sociais por Toby Stephens e Chris Larkin, filhos da artista:

Maggie Smith em Downtown Abbey @ divulgação

“É com grande tristeza que informamos a morte de Maggie Smith. Ela morreu pacificamente, no hospital, na manhã desta sexta-feira (27). Uma pessoa intensamente reservada, esteve com seus familiares e amigos até o fim. Ela deixa dois filhos e cinco amados netos que estão devastados com a enorme perda de sua extraordinária mãe e avó”, diz o comunicado.

Nascida em Essex, na Inglaterra, em 1934, a artista chamou a atenção na década de 1950, quando estreou nos palcos da Oxford Playhouse. Ela consolidou sua carreira no teatro na Inglaterra antes de iniciar no cinema em 1960, ganhando o Oscar de Melhor Atriz em 1970 por “Primavera de uma Solteirona”. Seu segundo seria como Melhor Atriz Coadjuvante em 1979 em “Hotel Califórnia”.

Oscar 1979 Maggie Smith (Hotel Califórnia) @ Phil Roach

Manteve-se na ativa nas próximas décadas, brilhando em “Mudança de Hábito” (1992), “Downtown Abbey” (2010), como a sensacional Lady Violet Grantham (responsável por três dos quatro Emmys que ganhou) e “A Senhora da Van” (2015).

Oscar 1979 Maggie Smith (Hotel California) ao lado de Mauren Stapleton @ Phil Roach

Na franquia de Harry Potter, Maggie Smith deu vida para Minerva McGonagall, vice-diretora da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e chefe da casa da Grifinória, da qual faziam parte o protagonista (Daniel Radcliffe) e seus melhores amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).

Maggie Smith na saga Harry Potter @ divulgação

Um comentário sobre “Morre a atriz britânica Maggie Smith

Os comentários estão desativados.