Brasil concorre em três categorias no Oscar 2025 – Melhor FILME, Atriz e Filme Internacional

Fazendo história “Ainda Estou Aqui” concorre em três categorias no Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Atriz para Fernanda Torres e Melhor Filme Internacional. O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23 de janeiro com apresentação dos comediantes Bowen Yang e Rachel Sennott.
Premiada como Melhor Atriz em Filme Dramático no Globo de Ouro, Fernanda Torres se tornou a segunda atriz brasileira a concorrer ao Oscar. A primeira foi sua mãe, Fernanda Montenegro, por “Central de Brasil”, em 1999. Ambos foram dirigidos por Walter Salles.

Fernanda Torres ganha o Globo de Ouro 2025 @ Rich Polk GG

Outro momento histórico foi a indicação de Karla Sofia Gascón, como a primeira artista transexual indicada ao prêmio de Melhor Atriz.

Cartaz do filme Ainda Estou Aqui (2024) @ divulgação

O filme francês “Emilia Pérez” se tornou a primeira produção internacional a conseguir 13 indicações ao Oscar na história. Quebrou os recordes de “O Tigre e o Dragão” (2000), de Taiwan e “Roman” (2018, do México, ambos com 10 indicações.

Cynthia, Karla, Mikey, Demi e Fernanda @ Universal Pictures, Page 114, Why Not Productions, Pathé, France 2 Cinéma, Neon, Mubi, Sony Pictures Classics

Os cinco indicados ao Oscar 2025 como Melhor Diretor – Brady Corbet (O Brutalista), Sean Baker (Anora), Jacques Audiard (Emilia Pérez), James Mangold (Um Completo Desconhecido) e Coralie Fargeat ((A Substância) – concorrem pela primeira vez. Isso não acontecia desde 1998.
Coralie é a nova mulher a concorrer na categoria. Outras foram Lina Wertmüller (Paqualinos Sete Belezas, 1977), Sofia Coppola (Encontros e Desencontros, 2004), Jane Campion (O Piano, 1993 e Ataque dos Cães, 2022), Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror, 2010), Greta Gerwig (Lady Bird, 2018), Chloé Zhao (Nomadland, 2021), Emerald Fennell (Bela Vingança, 2021) e Justine Triet (Anatomia de Uma Queda, 2024). Bigelow, Zhao e Campion venceram.

Demi Moore em A Substância @ divulgação

“A Substância” também fez história ao se tornar o primeiro filme de Horror Corporal indicado ao Oscar. É um gênero que a Academia sempre desprezou!

O musical “Wicked” concorre em 10 categoria, incluindo Melhor Filme, Atriz (Cynthia Erivo) e Atriz Coadjuvante (Ariana Grande). Curiosamente não concorre como Melhor Diretor (Jon M. Chu).

É a segunda vez em 60 anos de Oscar que duas artistas – Cynthia e Karla Sofía Gascón – concorrem como Melhor Atriz por papéis em filmes musiciais. A primeira aconteceu em 1964 com Julie Andrews e Debbie Reynolds, que concorreram por “Mary Poppins” e “A Inconquistável Molly”. Julie ganhou.

Fernanda Torres e Isabella Rossellini @ Sean Gallup e Christian Augustin – Getty Images

Com as indicações, Fernanda Torres e Isabella Rossellini (indicada como Melhor Atriz Coadjuvante por “Conclave”) – filhas de Fernanda Montenegro e Ingrid Bergman – se tornam a quinta e sexta mãe e filha concorrentes ao Oscar.
Liza Minnelli (filha de Judy Garlard), Laura Dern (filha de Diane Ladd), Kate Hudson (filha de Goldie Hawn) e Jamie Lee Curtis (filha de Janet Leigh) foram as primeiras. Coincidente ou não, houve uma vitoriosa em cada dupla (Ingrid, Liza, Laura, Goldie e Jamie venceram).

Com indicação a Melhor Canção “The Journey” para o filme “The Six Triple Eight”, a compositora Diane Warren concorre pela 16ª vez no Oscar 2025. Detalhe: nunca venceu!

Nesta edição, concorre com duas canções do ilme “Emilia Pérez” (“El Mal” e “Mis Camino”) e com “Never To Late”, do documentário “Elton John: Never Too Late”, sobre o premiado cantor britânico. Elton concorre pela sexta vez e ganhou duas.

A cerimonia de entrega dos prêmios da Academia de Ciência e Artes Cinematográficas de Hollywood acontecerá no domingo, 2 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood. No Brasil, a transmissão será feita pelo canal TNT e no streaming da Max.

INDICADOS

Melhor Filme
• “Anora” (direção Sean Baker)
• “O Brutalista” (direção Brady Corbet)
• “Um Completo Desconhecido” (direção Joseph Mangold)
• “Conclave” (direção Edward Berger)
• “Duna: Parte Dois” (direção Denis Villeneuve)
• “Emilia Pérez” (direção de Jacques Audiard)
• “Ainda Estou Aqui” (direção Walter Salles)
• “Nickel Boys” (direção RaMell Ross)
• “A Substância” (direção Coralie Fargeat)
• “Wicked” (direção Jon M. Shu)

Melhor Direção
• Sean Baker, “Anora”
• Brady Corbet, “O Brutalista”
• James Mangold, “Um Completo Deconhecido”
• Coralie Fargeat, “A Substância”
• Jacques Audiard, “Emilia Pérez”

Melhor Filme Internacional
• “Ainda Estou Aqui” (direção Walter Salles – Brasil)
• “A Garota da Agulha” (direção Magnus von Horn – Dinamarca)
• “Emilia Pérez” (direção Jacques Audiard – França)
• “A Semente do Fruto Sagrado” (direção Mohammad Rasoulof – Alemanha)
• “Flow” (direção Gints Zilbalodis – Letônia)

Melhor Atriz
• Cynthia Erivo, “Wicked”
• Karla Sofia Gascón, “Emilia Pérez”
• Mikey Madson, “Anora”
• Demi Moore, “A Substância”
• Fernanda Torres, “Ainda Estou Aqui”

Melhor Ator
• Adrien Brody, “O Brutalista”
• Timothée Chalamet, “Um Completo Desconhecido”
• Colman Domingo, “Sing Sing”
• Ralph Fiennes, “Conclave”
• Sebastian Stan, “O Aprendiz”

Melhor Atriz Coadjuvante
• Monica Barbaro,“Um Completo Desconhecido”
• Ariana Grande, “Wicked”
• Felicity Jones, “O Brutalista”
• Isabella Rossellini, “Conclave”
• Zoe Saldanã, “Emilia Pérez”

Melhor Ator Coadjuvante
• Yur Broisov, “Anora”
• Kieran Culkin, “A Real Pain”
• Edward Norton, “Um Completo Desconhecido”
• Guy Pearce, “O Brutalista”
• Jeremy Stron, “O Aprendiz”

Melhor Roteiro Original
• “Anora”
• “A Real Pain”
• “September 5”
• “A Substância”
• “O Brutalista”

Melhor Roteiro Adaptado
• “Um Completo Desconhecido”
• “Conclave”
• “Emilia Pérez”
• “Nickel Boys”
• “Sing Sing”

Melhor Animação
• “Robô Selvagem”
• “Divertida Mente 2”
• “Flow”
• “Wallace & Gromit: Avengança”
• “Memoir of a Snail”

Melhor Design de Produção
• “Um Completo Desconhecido”
• “Conclave”,
• “Gladiador II”
• “Nosferatu”
• “Wicked”

Melhor Canção Original
• “El Mal”, “Emilia Pérez”
• “The Journey”, “The Six Triple Eight”
• “Like a Bird”, “Sing Sing”
• “Mis Camino, “Emilia Pérez”
• “Never to Late”, “Elton John: Never Too Late”

Melhor Trilha Sonora Original
• “O Brutalista”
• “Conclave”
• “Emilia Pérez”
• “Wicked”
• “Robô Selvagem”

Melhor Fotografia
• “O Brutalista”
• “Duna: Parte Dois”
• “Emilia Pérez”
• “Maria”
• “Nosferatu”

Melhor Montagem
• “Anora”
• “O Brutalista”
• “Conclave”
• “Emilia Pérez”
• “Wicked”

Melhor Figurino
• “Conclave”
• “Wicked”
• “Nosferatu”
• “Um Completo Desconhecido”
• “Gladiador II”

Melhor Maquiagem e Penteado
• “A Difent Man”
• “Emilia Pérex”
• “Nosferatu”
• “A Substância”
• “Wicked”

Melhor Som
• “Um Completo Desconhecido”
• “Duna: Parte Dois”
• “Emilia Pérez”
• “Wicked”
• “Robô Selvagem”

Melhores Efeitos Visuais
“Alien: Romulus”
“Better Man”
“Duna: Parte 2”
“O Reino do Planeta dos Macacos”
“Wicked”

Melhor Documentário
• “Black Box Diaries”
• “No Other Land”
• “Porcelain War”
• “Trilha Sonora Para um Golpe de Estado”
• “Sugarcane”

Melhor Curta-Metragem
• “A Lien”
• “Anuja”
• “I’m Not a Robot”
• “The Last Ranger”
• “The Man Who Could Not Remain Silent”

Melhor Curta Animado
• “Beautiful Men”
• “In the Shadow of the Cypress”
• “Magic Candies”
• “Wander to Wonder”
• “Yuck!”

Melhor Curta Documentário
• “Death by Numbers”
• “I am Ready, Warden”
• “Incident”
• “Instruments of a Beating Heart”
• “The Only Girl in the Orchestra”