2ª edição do Guia “Por que discutir gênero nas escolas?”

A Ação Educativa acaba de lançar a 2ª edição do guia “Por que discutir gênero nas escolas?”, publicação que propõe caminhos para abordar a temática de gênero no ambiente escolar de forma acolhedora, reflexiva e comprometida com a justiça social e com a equidade.
O material é um produto do projeto Equidade de Gênero, de realização da Ação Educativa em parceria com a Fundação FEAC, no município de Campinas. A iniciativa foi pensada como uma ferramenta para educadores, jovens, coletivos e demais interessados em fortalecer a discussão sobre gênero em espaços educativos.

Livro Por que discutir gênero nas escolas @ divulgação

Lançado em 2016 e atualizado em 2025, a segunda edição do guia é composto por 34 páginas coloridas e de fácil leitura, que trazem informações sobre os conceitos que envolvem a temática, as violências que podem atingir os gêneros e as identidades, a evolução da sigla LGBTQIAP+ e da bandeira do movimento, autocuidado e atenção aos relacionamentos abusivos.

“A discussão de gênero na escola não é um tema menor ou secundário. Ela atravessa a vida de estudantes, influencia as relações no ambiente escolar e contribui para a construção de sociedades mais justas. Este guia chega para ser uma ferramenta segura, acessível e potente para educadores, jovens e coletivos que acreditam na escola como espaço de transformação social”, afirma Denise de Oliveira, que atua nos projetos de juventude e de educação da Ação Educativa.

Clique aqui para acessar o guia.