Adega e vinhos para todos

Adega - Aquiles Nícolas Kilaris (1)
O consumo de uma boa garrafa de vinho, que anteriormente era um prazer apreciado por poucos, tem agradado cada vez mais o paladar dos brasileiros, aumentando assim, o interessam pela bebida e suas peculiaridades, de armazenamento.
Este crescimento no consumo da bebida se reflete diretamente na arquitetura e designer de interiores. Nos projetos arquitetônicos é cada vez mais comum a procura por adegas e caves, tanto em casas como nos apartamentos.
Quando recebemos um pedido como este, o primeiro passo antes da elaboração do projeto é conhecer os hábitos do dono do imóvel. O tamanho e a complexidade da adega variam de acordo com o consumo de vinho na casa, o grau de interesse pela bebida e o espaço físico disponível. Tudo deve ser feito de forma bastante personalizada, para que não haja desperdício ou falta de espaço depois que o ambiente estiver pronto.
Recentemente elaboramos um projeto em que a adega foi planejada para receber cerca de mil garrafas e seu sistema de climatização é computadorizado. Há também um espaço agradável e mais íntimo com mesa, cadeiras e bancada para que o dono da casa e seus convidados possam escolher com tranqüilidade as bebidas que serão servidas. Compondo o espaço, um vitral com desenho de uma garrafa de vinho personaliza o ambiente com muito charme.
Mas este é um caso específico, e o profissional de arquitetura e decoração precisa estudar profundamente a necessidade de cada cliente. De maneira geral, existem dicas básicas para a construção de uma boa adega. Seja no subsolo ou não, é necessário levar em conta diversos fatores. O ideal é que o ambiente tenha pé direito de no máximo 2,30 metros e pouca luz.
Adega - Aquiles Nícolas Kilaris (2)
As paredes precisam ser equipadas com isolantes térmicos, e é fundamental utilizar um bom sistema de climatização, que irá controlar tanto a temperatura como a umidade do ambiente. Quanto maior o espaço, mais difícil é manter a climatização. O importante é que os nichos para guardar a bebida sejam climatizados e que a parede principal de armazenamento das bebidas esteja voltada para a face sul, que não pega sol.
Para manter a temperatura ideal, também é possível instalar um sistema de alarme que avise quando a porta foi deixada aberta, para não comprometer a temperatura da adega. Além disso, o ambiente não pode estar muito próximo à rua, para que não haja vibrações ou ruídos que comprometam a qualidade dos vinhos.
Nas construções novas está em alta instalar a adega próxima às áreas de lazer e espaços gourmets, que incluem a churrasqueira e também uma estrutura de cozinha. Vale ressaltar que em projetos novos, a concepção da adega é feita em um local nobre na casa, que não serve apenas para armazenar os vinhos, mas também é um espaço de degustação e controle do estoque de safras e uvas.
No caso de imóveis que já estão prontos, e a adega não foi projetada originalmente, é necessário fazer adaptações e reformas. Um bom exemplo são as despensas e os quartos de empregada que em algumas residências são subutilizados. A adega também pode ser adaptada em outros espaços ou nichos, como o vão da escada, desde que o projeto não interfira na arquitetura original da casa.
Para o arquiteto ou designer de interiores, uma cave pode ser a peça-chave para transformar um canto da casa em adega, trabalhando a climatização e a decoração do ambiente. O profissional pode, por exemplo, embutir a cave em um móvel de madeira projetado, que pode ser decorativo e ambientar de forma agradável um local para degustação.
(Artigo colaborativo da Designer de Interiores Iara Kílaris | Fotos: Divulgação)

Um comentário

  1. Para a residência , o local para manter e apreciar bons vinhos não precisa ser grande porem deve remeter ao aconchego e ser muito confortável para acalentar um bom papo. Em 2011 Arq. Eliana Barros e a Designer Silvia bartholomeu realizaram no menor espaço da Campinas Decor, uma adega onde garrafas expostas contavam momentos felizes e marcantes da vida.
    http://www.barrosezanolini.com.br

    Curtir

Os comentários estão fechados.