O New Wave marcou os anos 80

New Wave (1)
A segunda metade do século XX foi marcada pelo surgimento de grandes movimentos que revolucionaram o mundo da música, da arte e da moda. Houve uma explosão de gêneros musicais que servem de inspiração para a moda contemporânea, como foi o caso da New Wave.
O termo “New Wave” surgiu para caracterizar uma “nova onda” de punks que estavam surgindo em 1976, na Inglaterra. Isso ocorreu, pois, apesar de apresentarem a agressividade e energia do movimento punk, essas novas bandas misturavam rock, música eletrônica, experimental, mod e disco, de uma maneira sarcástica de tensa, além de fazerem produções mais elaboradas.
New Wave - The Ting Tings
A banda Talking Heads ficou conhecida como o marco no surgimento oficial do movimento. Sua sonoridade mais rápida e agitada representava a transição entre o rock dos anos 1960 para o dos anos 1970.
Já no século XXI, após a calmaria dos new wavers nos anos 1990, surgiram várias bandas inspiradas no movimento que ficaram conhecidas como “New New Wave” como The Strokes, Franz Ferdinand, Placebo, The Ting Tings e Gwen Stefani.
New Wave (4)
Em relação à estética dessas bandas, a agressividade, autenticidade e o vanguardismo punk eram muito presentes, porém de uma maneira mais alegre e divertida influenciada pelo disco, com contrastes fortes de cor e exagero.
Não só o New Wave, mas muitos outros movimentos do século passado são grandes influenciadores tanto na moda, quanto na música atual.
New Wave (5)
É característico do novo milênio a recriação, releitura e a tentativa insaciável de contar nossa história com um toque especial de contemporaneidade.
New Wave (2)
(Artigo colaborativo de Bruna Said Miguel)