Conheça as cinco capitais da moda

A moda vive em todos os lugares, mas nas chamadas Capitais da Moda, ela é a principal estrela, perambulando livremente pelas ruas e atraindo atenção mundial daqueles que buscam inspiração. É um lugar que influencia fashionistas, com a participação de estilistas, modelos, designers, imprensa especializada, etc.
Quando se fala em moda, os primeiros lugares que passam pela nossa cabeça são Paris, Milão, Londres, Nova York e Tóquio. Mas por que será que esses lugares são tão importantes para o mundo da moda?
A cidade deve inspirar os profissionais que estão lá, transformando o ar que transpira estilo e cultura, em uma característica fundamental para o local. Esta junção de moda, negócios, entretenimento, cultura e lazer torna uma cidade atraente, em um centro reconhecido internacionalmente, diferenciando-se devido a características específicas.
Issey Miyake Fall Winter 2013 - Paris Fashion Week @ Reuters
Issey Miyake Fall Winter 2013 – Paris Fashion Week @ Reuters
Paris é a principal cidade francesa, considerada a capital econômica e comercial da França, atraindo 30 milhões de visitantes por ano. Muitos dos estilistas mais famosos do mundo nasceram ou viveram em Paris, como Christian Dior que nasceu na cidade francesa e Gabrielle Bonheur Chanel, a famosa Coco Chanel, que também nasceu e cresceu em Paris onde revolucionou a moda da década de 20. Até hoje, a cidade é fundamental para o mundo da moda e também possui sede de grandes marcas.
Dolce & Gabbana Spring 2013 @ Getty Images
Dolce & Gabbana Spring 2013 @ Getty Images
Milão foi um grande centro artístico ao longo dos séculos, principalmente na área da arquitetura. Conhecida mundialmente como a capital do design tornou-se uma das cidades mais influentes do mundo, graças ao seu comercio e indústria voltados para o mundo da moda. A metrópole possui casas e lojas de moda como a Via Montenapoleone e a Galleria Vittorio Emanuele, localizados em um bairro chamado “Quadrilatero della Moda” onde ficam as principais ruas de moda da cidade. Fiorucci, Versace, Armani, Prada, Gucci e Dolce & Gabbana possuem sede na cidade.  Milão é o palco da tradicional semana de moda (verão e inverno) que atrai olhares do mundo. Uma curiosidade que fortalece a fama da cidade, é que Mario Prada, o fundador da marca Prada, nasceu em Milão.
Brandon Sun - New York Fashion Week 2012 @ Reuters
Brandon Sun – New York Fashion Week 2012 @ Reuters
Em Nova York, a Quinta Avenida e a Avenida Madison são uma perdição para os amantes da moda. As ruas são repletas de lojas e de grifes que deixam qualquer um maluco. Por este motivo, a indústria da moda tem um grande poder no país, por ser responsável em gerar empregos e fortalecer a economia. A cidade é o sonho de qualquer jovem estilista, além de possuir escolas de renome, como o Fashion Institute of Technology (FIT) e a Parsons School, a presença de marcas internacionais, uma Semana de Moda famosa, o dinamismo empresarial e a forte tradição têxtil faz de Nova York um grande atrativo para os jovens estudantes de moda.
Vivienne Westwood nos bastidores do desfile Outuno Inverno 2011 @ Foto Rex Features
Vivienne Westwood nos bastidores do desfile Outuno Inverno 2011 @ Foto Rex Features
Já na Inglaterra, a semana de moda de Londres é um dos maiores eventos de moda do mundo todo, acontece duas vezes por ano e é frequentada por mais de cinco mil pessoas a cada edição. A cidade inglesa é o lar de muitos estilistas renomados, Vivienne Westwood, John Galliano, Stella McCartney, Manolo Blahnik, Jimmy Choo, e suas escolas de arte e moda de renome tornam a cidade um centro internacional de moda.
The 11th Japan Fashion Week - Tokyo - Spring Summer 2011 @ Reuters
The 11th Japan Fashion Week – Tokyo – Spring Summer 2011 @ Reuters
Nos últimos anos, a Japan Fashion Week se transformou numa das mais influentes semanas de moda do mundo. Além do evento, Tokyo atrai muitos turistas e amantes da moda devido as suas lojas. O bairro de Ginza é uma versão japonesa da Quinta Avenida, cheio de lojas e boutiques e o bairro Harajuku, é chamado de Champs Elisee japonesa, é a principal avenida da cidade, onde se encontram lojas de estilistas consagrados como Jean-Paul Gaultier, Issey Miyake, e grandes grifes como Armani, Comme des Garçon, Gucci, entre outras.
(Artigo de Louise Fávaro – especial para o MONDO MODA)