O perfume e as emoções

 “… as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas.”


Este é um trecho do livro “O Perfume”, lançado em 1985, que provocou verdadeiro furor na década de 80. Escrito pelo alemão Patrick Süskind, a obra ficou muitas semanas nas listas dos mais vendidos do ano. Ele conta a estória Jean-Baptiste, um homem, com um olfato extraordinário, que sonha em dominar os corações criando um perfume capaz de suscitar o mais profundo amor dedicado a ele, pois na realidade, o próprio só conhece ódio e desprezo.

Old Parfum Bottle @ divulgação
Old Parfum Bottle @ divulgação


Ele é uma referência quando se pensa num bom perfume. Ele completa qualquer produção, do casual ao sofisticado, ele ganha pontos quando bem escolhido. Até porque, não basta usar perfume, ele precisa ter alguma qualidade. 

Definições 
Extrait ou parfum – É o produto mais nobre da linha; e também o mais envolvente e o mais rico dos produtos alcoólicos. Possui uma concentração de essência (óleos essenciais) em torno de 15% a 20% – álcool 96%. Duração na pele: 12h a 20 h.
Eau de parfum, parfum de toilette – Permite um perfumar mais sutil e marcante ao mesmo tempo. A base perfumada é ligeiramente modificada e sua concentração se situa entre 10 a 15 % de óleos essenciais. Duração na pele: 6h a 8h.
Eau de toilette – A base perfumada é modificada para ressaltar as notas frescas e sua concentração pode variar de 5 a 10%. Duração na pele: 4h a 6h.
Eau de cologne – A base perfumada é simplificada e as notas de cabeça são acentuadas, o que dá uma sensação de maior frescor. Neste caso, a concentração é de 3 a 5%. Duração na pele: efêmero. Ideal após o banho.

Bal a Versailles de Jean Desprez é um perfume Oriental Feminino, lançado em 1962 @ divulgação
Bal a Versailles de Jean Desprez é um perfume Oriental Feminino, lançado em 1962 @ divulgação

Notas
O perfume é concebido para se desenvolver com o tempo, sendo assim, sempre que possível, aplique uma dose na sua própria pele, entendendo que ela tem um ciclo:
Ao aplicar, ele explode com as notas de cabeça que devem prender a atenção desde o primeiro segundo;
Em seguida, ele se desenvolve e se enriquece gradualmente com as notas de coração;
E finalmente, ele permanece com as notas de fundo, que dão o rastro e perduram na recordação – este ponto é o essencial para sua compra.
Outras dicas
Leia as informações nas embalagens. Principalmente, a data de validade (geralmente perfumes duram três anos, sendo bem conservado e longe do calor) e composição. Não se preocupe com o idioma, pois hoje em dia, a tradução é obrigatória.
E finalmente: quando você for comprar, experimente tudo o que você quiser. Vendedor de loja que presta é treinado para te ajudar na escolha. Entre um perfume e outro, cheire os grãos de café – são usados como ‘neutralizador’ no transitar entre uma fragrância e outra.