Ana Paula Barros conta sobre o logotipo que celebra os 10 anos do MONDO MODA

No mês que MONDO MODA completa 10 anos, as celebrações começaram com o lançamento do Logotipo criada pela arquiteta e designer Ana Paula Barros. Residente na Basiléia (Suíça) desde 2015, ela também faz matérias culturais para o Portal.
Entre viagens para França, Alemanha e Itália, ela conversou com o Publisher do MONDO MODA sobre seu processo de criação:

Qual foi a inspiração para criar a arte dos 10 anos do MONDO MODA?

Minha inspiração foi a trajetória do MONDO MODA. Acho muito bacana como o Jorge conduz o trabalho e sei que não é tarefa fácil. Quando me tornei colaboradora, com artigos esporádicos, percebi a dedicação necessária para se mantiver um veículo de comunicação de qualidade. Então quando se pensa que dez anos passaram, entende-se que houve além da consolidação e reconhecimento, um amadurecimento. E isso que busquei traduzir, por meio de uma tipografia mais clássica e elegante e com a criação de um monograma.

Qual a análise que você faz do primeiro logo até esse novo?

Acho que quando se coloca em prática uma ideia, inicialmente coloca-se muito da nossa personalidade no que estamos a fazer, por justamente estarmos abrindo caminhos e testando possibilidades. Até que chega o momento que conseguimos dar forma a essa ideia e ela se torna algo único em si. O primeiro logo a meu ver, traz algo mais pessoal, uma tipografia que o Jorge gosta muito por remeter a estéticas específicas de época. O segundo logo, desenvolvido por mim em 2014, buscou manter essa linguagem, mas tentando deixá-lo mais simples e já trabalhando a ideia de um símbolo. Essa nova proposta é uma evolução, na qual há a consolidação do MONDO MODA. Não somente como um Portal de Lifestyle, mas como algo que se expandiu e tem sua própria imagem.

Ana Paula Barros Novembro 2017 @ Acervo pessoal

Como o designer se comunica com um veículo de comunicação?

A comunicação é dinâmica e deve ser atemporal, a identidade visual deve agregar toda a multiplicidade de características desse tema. Uma das principais questões é entender o público desse veículo de comunicação e como esse é percebido por sua audiência. Então, como para todos os trabalhos que desenvolvo, não acredito que seguir tendências seja uma opção. Como disse anteriormente, com a consolidação do trabalho, o site adquiriu seus próprios valores que fazem com que haja essa identificação.

Conte sobre seus mais recentes trabalhos de designer.

Tenho feito alguns projetos como freelancer. Gosto dessa forma de trabalhar, pois mantém uma diversidade de temas. Hoje, mais do que nunca, utilizo a Internet para me conectar com pessoas pelo mundo todo, para mandar propostas e discutir ideias. Sempre gostei muito dessa área e a formação em Arquitetura me deu uma grande bagagem para explorar o design gráfico.
Acabei de fazer uma ilustração para uma autora na Austrália que está escrevendo um livro sobre meditação. Criei estampas de camisetas para eventos, como o “The World’s Biggest Eye Contact Experiment 2017” e para a empresa alemã 10 Freunde que organiza times de Triathlon entre amigos. Além disso, alguns projetos no Brasil de redesign de identidades visuais da Carmona Marmoraria, Barros+Zanolini Arquitetura e Interiores, Thiago Borges Alta Confeitaria e o MONDO MODA.
Meu contato é: anapaula@apbstudio.com.br

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