Pelo segundo ano, MONDO MODA é Mídia Partner da Campinas Decor

Pelo segundo ano consecutivo, MONDO MODA é a Mídia Partner da Campinas Decor. A 24ª edição da principal e mais tradicional mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista acontecerá de 26 de abril a 16 de junho no casarão conhecido por ter abrigado o Colégio Atheneu, no bairro Cambuí, região nobre e central da cidade.

O começo

MONDO MODA era o nome da coluna que assinei para um jornal impresso que circulou nas cidades de Valinhos e Vinhedo entre agosto de 2006 e setembro de 2007. Com seu fim, por sugestão de um amigo, Juliano Silveira, eu – Jorge Marcelo Oliveira – criei a versão online do MONDO MODA em novembro daquele ano.
Naquela época, a palavra ‘Blog’ era a referência do que existia de mais moderno na internet. Sendo assim, passei algumas semanas visitando alguns. Não gostava de nada. Era tudo artificial ou ‘diário pessoal’, com pessoas contando sobre os assuntos do seu universo – fundamentalmente, ‘jovens’ falando de roupa, maquiagem, etc.
Aí, lembrei de alguns nomes da jornalismo de moda internacional, como Hillary Alexander, André Leon Talley e Cathy Horyn. Bingo! Descobri que era possível abordar diversos assuntos do universo da moda, sem se fechar em ‘roupas’.

Anúncio MONDO MODA 2019 by Ana Paula Barros @ Divulgação
Anúncio MONDO MODA 2019 by Ana Paula Barros @ Divulgação

Lembrei-me de uma máxima: ‘Moda é um sistema que acompanha o homem no tempo e em sociedade. Ela está ligada aos assuntos da criação, como a desfiles, lançamentos de coleção, novidades em beleza, mas também no design, decoração, artes, cultura, gastronomia, turismo, comportamento, entre outras áreas. Era isso’. E o conceito para abordar esse universo era Lifestyle, ou Estilo de Vida.
Acreditem: em 2007, pouca gente sabia o significado dessa expressão quando se pensava em veículo online. Campinas menos ainda.
Assim, surgiu o http://www.mondomoda.com.br em novembro de 2007.
Ainda usava a palavra blog, mesmo não me sentindo representado pelo o que existia por aí, principalmente, quando ele se tornou em símbolo do ‘look do dia’. O que eu fazia era bem diferente…
Aí… Um dia, no corredor do Galleria Shopping, encontrei a empresária, fotógrafa e agitadora cultural Renata Podolsky.
No meio da conversa, ela falou: “MONDO MODA não é um blog. É um Portal. A linguagem dele é outra. Você fala para um público segmentado e diferenciado. O formato dele é composto por editorias, menus e assuntos variados. Além do mais, você tem colaboradores que fomentam com artigos e opiniões variadas, que nem sempre são as mesmas suas. Ou seja, MONDO MODA está em outro patamar.
A opinião de Renata despertou a curiosidade para entender melhor aquilo. Passei alguns dias pesquisando e, de fato, MONDO MODA não era um blog. Mesmo que algumas pessoas ainda se refiram a ele dessa forma… Não sei se é para diminui-lo… Ou é ignorância mesmo!

CAMPINAS DECOR

Em 2007, a Macchina de Comunicação (leia-se Rosana Spinelli) me convidou para a cobertura jornalística do Anúncio do local onde aconteceria a 12ª edição Campinas Decor. O espaço escolhido foi um casarão no Alto do Taquaral em Campinas.
Daquele dia, jamais me esqueço do cheiro de mofo de um carpete vermelho de um quarto numa edícula no fundo da casa. Fiquei intrigado sobre o trabalho que o arquiteto teria com aquilo…
Meses depois, aconteceu o café da manhã de imprensa, no qual é apresentada a mostra. Não lembro a emoção exata, mas fiquei bem empolgado. Também estava curioso para saber como ficou o quarto.
Fiquei chocado! Comentei com alguém do lado: “Isso aqui foi um milagre, pois o cheiro de mofo era horrível”. Pena não me lembrar de quem assinou.
Daquela edição, eu me lembro da Garagem assinada pelo Adriano Leal Stancati e Daniela Guardini Stancati, do Living da Volmar, Carla e Guilliana Stancati e de um quarto que homenageava a (citada) Renata Podolsky (na época, fotógrafa da coluna social do jornal Correio Popular). Infelizmente, minha passagem não foi registrada em fotos.
No final daquele ano, fui convidado a participar do anúncio da 13ª edição da Campinas Decor que aconteceria na Estação Guanabara. Desta vez, porém, com Cyber Shot em mãos, registrei a presença de Maycon Flamarion, Kátia El Badouy, Fernanda Mitzakoff, Isa Amaral (conhecidos do passado) e da arquiteta e paisagista Maria Delmanto. Essa foi a primeira profissional desse mercado que sorriu para mim – independente em saber qual veículo representava. Sei que é uma atitude que passaria em branco para alguns, mas sempre valorizei a simpatia e atenção das pessoas.

Anúncio Campinas Decor 2008 Estação Guanabara (Dez07) @ MONDO MODA

Desde então, MONDO MODA participou de todas as etapas de realização da mostra. Do anúncio, café da manhã, coquetel de abertura, coquetel de parceiros e premiação (não existem mais). Também produzi editoriais de moda em algumas edições.
Em 2019, MONDO MODA celebra 13 anos de participação como ‘imprensa’ da mostra.
A Campinas Decor abriu um novo capítulo em minha vida. Observei, ouvi, estudei, pesquisei, escrevi e entrevistei pessoas muito talentosas, que sempre me ensinaram muito. Também conheci outras mostras daqui, em São Paulo e outras cidades do interior, grandes feiras, exposições, bienais de arquitetura… Sem contar as lojas voltadas ao mercado. Algumas, inclusive, se tornaram parceiras comerciais do MONDO MODA.

Stella Tozo - Campinas Decor 2010 - Café da Manhã Imprensa - IAC Casa do Diretor (Abril 2010)
Stella Tozo – Campinas Decor 2010 – Café da Manhã Imprensa – IAC Casa do Diretor (Abril 2010)

Vivenciei o surgimento, a ascensão e, infelizmente, o apagar de profissionais do mercado de arquitetura, decoração e paisagismo, como as tristes despedidas de Stella Tozo, Letícia Telles e Edno Félix.
Enfim… Senti-me profundamente honrado por MONDO MODA se tornar Mídia Partner da Campinas Decor em 2018. Acredito que as ações desenvolvidas foram bem aceitas para a renovação nesse ano.

Para celebrar o segundo ano de parceria oficializada, Ana Paula Barros assina a arte do anúncio feito especialmente para a Revista da Campinas Decor 2019. É uma incrível colagem feita com toda a sensibilidade e talento dessa designer.