Objetivo de vida: Ser uma Princesa

No imaginário popular, vida de princesa é o máximo da conquista de uma mulher. Pais e mães se referem às filhas pequenas como ‘Minha Princesa’, ‘Minha Princesinha’, ‘Princesa do Pai’, etc. Pintam os quartos de cor-de-rosa onde lotam com bonecas loiras, de olhos claros e cabelos lisos e brilhantes. Se isso não bastasse, escolhem roupas e acessórios que perpetuam o conceito de ‘roupa de princesa’, com direito à tiaras de pérolas.
Anos depois, os pais gastam fortunas para a realização do Baile de Debutantes para celebrar os 15 anos da ‘Princesa’ com direito a diversas trocas de roupas e a valsa com o pai.

Quarto de bebê rosa @ divulgação

A partir desse momento, a ‘Princesa’ passará os próximos anos tentando encontrar seu ‘Príncipe Encantado’ que precisa ter a aprovação, principalmente do pai – levando em conta, claro, se o moço terá condições para prover os sustentos da ‘Princesa’ e dos frutos da união.
Usando um claríssimo vestido branco com um tecido nobre, bordados, cristais, tules, calda… A ‘Princesa’ irão se casar numa enorme igreja com direito a uma pomposa festa. Um ano depois, o casal irá gerar um ‘Príncipe’.

barbie® 60 anos @ reprodução

Um ou dois anos depois, nascerá uma ‘Princesa’ e o ciclo se perpetuará.
Sim, estamos em 2019, mas esse é o roteiro da vida de muita gente. Duvida? Tolinho… Raspe a tinta da modernidade de muitas mulheres que você vai encontrar aquela moça que deseja encontrar seu ‘Príncipe’, quer casar, ter um casal de ‘Príncipe’ e ‘Princesa’ com direito a quarto azul para meninos e rosa para as meninas.
Esqueça esses papos furados de Empoderamento, Equiparação Salarial ou qualquer bobagem levantada nas bandeiras feministas.

Lily James vestido de noiva Cinderella @ Disney via Vanity Fair

O fato é: muitas mulheres das mais variadas sociais sonham com Príncipes Encantados. Em busca desse sonho irão tecer uma trama que parecerá cenário de filme da sessão da tarde.
E pior de tudo: com apoio de pais e mães que perpetuam conceitos conservadores e retrógrados porque acreditam que ‘é o correto’, ‘é assim que deve ser’, ‘meus pais me educaram assim’.

Crazy Disney Princess @ Reprodução

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.