Mário Queiroz lança livro Homens e moda no século XXI

A Editora Senac Rio lança o livro Homens e moda no século XXI do designer e doutor em comunicação e semiótica Mário Queiroz. Com ilustrações do próprio autor, a obra convida o leitor a refletir sobre os homens de amanhã segundo análise de alguns dos desfiles internacionais da temporada Verão 2020. Uma leitura que deve atingir diferentes áreas e contribuir com as reflexões sobre os homens de hoje e do futuro.
O livro começa com o percurso profissional de Mário Queiroz e sua percepção do universo da moda masculina no fim do século XX. É a rara oportunidade de entender o processo de criação de um designer de moda/diretor criativo por ele próprio.
Nos demais capítulos são abordados corpos e imagens, sobretudo os homens brasileiros com suas bermudas, sungas e underwear. Também há menção às relações entre pênis e moda, uma vez que no século XV os homens já se preocupavam com enchimentos, como codpieces.
Os jovens e as transformações do comportamento masculino a partir da década de 1950 são retratados incluindo surfwear, streetwear, uniformes de esporte, de trabalho e até do exército. Há também um capítulo inteiro dedicado a uniformes militares.
O poder da fotografia e do fashion film, convenções culturais e o mundo digital dão o tom dos capítulos seguintes, como também a análise do perfume e da fragilidade masculina.
Além do ineditismo, a narrativa discorre sobre a força de quem passa pelas limitações impostas ao mercado de moda masculina e, ao mesmo tempo, dispõe de ferramentas para entendê-las.

Sobre o autor

Mário Queiroz é designer e doutor em comunicação e semiótica. Seu trabalho com moda começou quando ainda estudava comunicação social na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, sua cidade natal. Atua como consultor em empresas têxteis, de joias, varejo e confecção. Criou e foi diretor criativo da marca que leva seu nome. Participou de grandes eventos no Brasil e no exterior: mais de quarenta desfiles realizados na São Paulo Fashion Week, na Casa de Criadores e no Dragão Fashion Brasil.
Também criou e coordenou o curso Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e dirigiu o Istituto Europeo di Design de São Paulo, metrópole que escolheu para viver. É professor de pós-graduação em diversas instituições pelo Brasil, além de palestrante.
Seu interesse por entender os universos masculinos de forma interdisciplinar o levou a idealizar e coordenar o evento Homem Brasileiro.
Preço: R$ 49,90

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.