As primeiras super heroínas das HQs – Parte 8

Você sabia que Lois Lane foi a primeira das sete encarnações da Supermulher? Que uma enfermeira inspirou a criação da Mulher Maravilha? E que antes do Homem-Aranha, uma mulher usou a arma disparadora de fluídos de teia?
Essas e outras curiosidades estão na oitava parte do especial As Primeiras Super Heroínas das HQs com Super Mulher, Spider Queen e Pat Parker/War Nurse.

SPIDER QUEEN – Fox Features Syndicate/Marvel

Super-heroína da antiga editora Fox que estreou na edição #2 da revista “Eagle”, em setembro de 1941. Na trama, Sharon Kane era mulher de um brilhante cientista americano que inventara uma arma disparadora de fluido de teia (ideia aproveitada Stan Lee em seu “Homem-Aranha” em 1962). O cientista foi morto por espiões. Sua mulher descobriu sua fórmula  e fabricou seu próprio disparador de teias.

1941 Spider Queen

Nos anos 90, a editora Marvel trouxe a personagem de volta, mas desta vez como vilã. Também mudou o nome para Shannon. Foi explicado aos leitores que os espiões que mataram seu marido na sua frente eram russos. Dois dias depois, a Alemanha invadiu a Rússia, que era aliada dos Estados Unidos. Revoltada, Shannon resolveu lutar ao lado da Alemanha contra a América.

1993 Spider Queen – Shannon Kane @ Reprodução

PAT PARKER – WAR NURSE

Pat Parkers surgiu na edição #13 da Speed Comics em maio de 1941. Uma determinada enfermeira com excelente vigor, graças ao preparo físico como nadadora numa pequena cidade da Inglaterra. Ela era também profunda conhecedora de biologia, química e outras ciências.

Quando a cidade foi atacada por nazistas, Pat resolve defender os britânicos usando o nome de War Nurse. Meses depois, ela recrutou quatro mulheres para formar um time de combatentes chamado Girl Commandos: a tenente Ellen Billings, a fotógrafa russa Tanya, a repórter Penelope Kirk e refugiada chinesa Mei Ling. Elas atuaram até 1947.

1942 Pat Parker e o Girl Commandos @ Domínio Público

Originalmente, ela era ruiva e com olhos azuis. Porém, tornou-se morena.
Alguns pesquisadores afirmar que seu visual inspirou a criação da Mulher Maravilha um ano depois.

SUPER MULHER/SUPERWOMAN / DC Comics

Super Mulher/Superwoman é o nome de diversas personagens da DC Comics. Assim como Supergirl (que seria criada em 1959), essas mulheres tinham poderes semelhantes ao Superman. O nome foi registrado pelo Detectives Comics, Inc, para evitar que os concorrentes pudessem usa-lo.
A primeira aparição da personagem aconteceu na revista Action Comics #60 da DC Comics em criação de Jerry Siegel e George Roussous em 1943. Lois Lane sonhou que ganhou poderes depois de uma transfusão de sangue de Clark Kent e se transformou em Superwoman.

1943 Superwoman – Lois Lane – Action Comics

Em 1947, ela é enfeitiçada por mágicos e acredita que tem super poderes. Anos depois, ela voltaria a ter poderes graças a uma invenção de Lex Luthor.
Outras encarnações da Super-Mulher surgiram na Pós-Crise do universo paralelo Terra 3 (como vilã), na DC Series: Superman quando Superman volta de uma missão interestelar e encontra os personagens como o sexo oposto. Kristin Wells, Dana Dearden, Lucy Lane e Lana Lang foram as próximas.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.