Eugénie Grandet – Uma das mulheres de Balzac

Coluna assinada pela Livreira Micaela Huertas – especial para o MONDO MODA

Não, o famoso escritor clássico francês não teve um relacionamento com Eugénie ou com alguém como ela. Há relatos (ou boatos) que relacionam sua história mais com o romance de Ilusões Perdidas, um de seus livros mais famosos.
Entretanto, Balzac tinha as mulheres como personagens preferidas e em diversas estórias retrata a mulher francesa enfrentando a sociedade do século XIX, com suas incoerências e exigências.
Eugénie é mais uma de suas personagens, com a história construída à sombra de seu pai, o Sr. Grandet, um tanoeiro (arte ancestral que consiste no fabrico de vasilhames em madeira para o armazenamento do vinho) rico, avarento e completamente orgulhoso de si, de sua fortuna e de sua família.
O clássico passa da escolha do marido perfeito para a Srta. Grandet a uma trama que envolve traição familiar, roubo e o amadurecimento da personagem ao enfrentar uma cidade inteira decidindo seu destino e tentando levá-la na direção de seus próprios interesses.

Micaela Huertas Eugénie Grandet @ Acervo Pessoal

Uma das habilidades de Balzac que fica evidente neste livro é sua capacidade de descrição dos locais e objetos de forma a fazer cenários e personagens se materializarem na sua frente, com som, cor, luz e movimento. Além disso, suas descrições não são maçantes, são curtas, objetivas e permeadas pelo contexto histórico e social, o que nos ajuda a ter a noção exata da personalidade das personagens.
Indicar um clássico pode parecer repetitivo ou desnecessário. No entanto, é uma das grandes vantagens dos sebos: há muitos clássicos e baratos. Saber garimpá-los no meio de tantos títulos é uma forma de gastar pouco e comprar muito.
Para o leitor que costuma ficar perdidos entre tantos títulos, em dúvida se não é mais um romance chato que não conseguirá seguir até o meio sequer, fica esta dica: Balzac nunca é chato e Eugénie Grandet é apaixonante.

Valor: R$ 5,00 – Clique aqui para comprar.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.