Brasileiros participam do World Collage Day 2021

O Dia Mundial da Colagem (World Collage Day) foi um evento criado em 2018 pelo editor da revista canadense Kolaj Maganize, Ric Kasini, para celebrar e promover a técnica da colagem. Desde então, artistas e coletivos organizam diversos eventos (2020 e 2021 foram online, devido à pandemia), que vão desde workshops, exposições, publicação de livros, projetos pessoais, entre outros.
Neste ano, a celebração aconteceu no último sábado, dia 08 de maio e contou com 68 eventos em 22 países.

Colagem Stephanie Beraldo @ divulgação

Desde 2015 desenvolvendo colagens, a arquiteta e designer Ana Paula Barros ampliou sua participação. Enviou pelo correio kits com recortes para alguns participantes poderem desenvolver a sua criatividade. Foram 25 kits para oito países. Eles também tiveram a disposição uma página de recortes disponibilizada em um link quando os kits se esgotassem.
A colagem é uma técnica acessível e com um resultado rápido. Não é necessário nenhum material especial, apenas tesoura, cola e muitas “fontes” (revistas, jornais, papel de presente, recibos, embalagens, envelopes, etc.), que na maioria das vezes, temos disponíveis em casa.
O balanço da edição: 31 colagens analógicas, 2 colagens digitais de 21 participantes que pode ser conferida no perfil do Instagram @apbstudio.
Clique aqui se quiser ver o vídeo com todos os trabalhos. Entre os trabalhos está a contribuição de Jorge Marcelo Oliveira, editor do MONDO MODA.

“Foi uma troca muito bacana porque algumas pessoas fizeram colagens pela primeira vez e adoraram. Fiquei feliz por ver como os recortes que enviei foram utilizados. Foi uma experiência inspiradora!”, contou Ana Paula Barros.