Beber vinho é saudável!

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna assinada pela Chef Jocielly Bobinsky – Especial para o MONDO MODA

O vinho é uma bebida alcoólica feita pela fermentação do sumo da uva. Para especialistas, a bebida surgiu por acaso, talvez por um pouco de uvas amassadas e esquecidas em um recipiente que, após um tempo, sofreram o efeito da fermentação.
O vinho apresenta inúmeros benefícios para a saúde, o que se deve principalmente à presença de resveratrol na sua composição, um forte antioxidante que está presente na casca e sementes das uvas que produzem o vinho. Além disso, outros polifenóis presentes nas uvas, como os taninos, as cumarinas, os flavonoides e os ácidos fenólicos, também apresentam benefícios para a saúde.
Quanto mais escuro for o vinho, maior será a quantidade de polifenóis, daí que o vinho tinto seja aquele que apresenta melhores propriedades.
Alguns benefícios são obtidos a partir de um consumo regular de vinho tinto, sendo indicado consumir de 1 a 2 copos de 125 ml por dia. O suco de uva também traz benefícios para a saúde, porém, o álcool presente no vinho aumenta a absorção dos compostos benéficos dessas frutas, além de conter uma maior concentração de polifenóis e ainda as propriedades das sementes.