Conheça algumas variedades do queijo

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna assinada pela Chef Jocielly Bobinsky – Especial para o MONDO MODA

Queijo é um alimento sólido feito a partir da coagulação do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos.
Ricos em proteínas, vitaminas e minerais, eles trazem diversos benefícios para a saúde quando aliados a uma dieta balanceada. A variedade é grande e as opções nas prateleiras não param de crescer.

Alguns tipos de queijo

Queijos Azuis: Gorgonzola, Roquefort e Stilton – O surgimento dos queijos azuis foi um tanto por acaso. Eles foram encontrados armazenados com baixas temperaturas em cavernas.

Gorgonzola @Shutterstock

Queijos brancos e frescos: Chèvre, Boursin e Burrata – Os queijos brancos e frescos são conhecidos por terem um sabor mais suave e sútil, pois ainda contam com um tanto de soro do leite e podem ser consumidos assim que forem fabricados.

Chèvre @ Reprodução

Queijos macios e suaves: Brie, Edam e Camembert – Os queijos de massa mole e suave são conhecidos por apresentar menos umidade que os queijos frescos e também por alguns tipos terem interferência de mofo. O Brie e o Camembert necessitam de um local de armazenamento bem fechado, pois seu odor pode contaminar outros alimentos.

Brie @ Reprodução

Queijos de média cura: Gruyere, Emmental e Gouda – Esses tipos de queijos passam por um período médio de maturação. Há também os queijos com olhaduras, que são aqueles que produzem gás carbônico e são impedidos de sair pela casca, causando, assim, a formação de furos quando misturados à água da massa.

Gruyere @ Reprodução

Queijos com bastante cura: Parmesão, Provolone e Pecorino – Esses são mais duros e bem prensados. São muito fáceis de gratinar e ralar.

Pecorino @ Reprodução

Há também os queijos de massa filada, que contam com um processo diferenciado: primeiro, eles passam por um superaquecimento da coalhada, transformando-a em uma massa elástica que, quando esticada, forma um fio longo. Queijos como mussarela e provolone são feitos por meio dessa produção.

Pizza Mussarela @ Reprodução

Algumas curiosidades

  1. A iguaria já faz parte da história, nada menos do que 12 mil anos antes de Cristo.
  2. A primeira fábrica de queijo foi inaugurada na Suíça em 1815.
  3. A Grécia é o país onde o queijo é mais consumido no mundo, com mais de 37 quilos por habitante por ano.
  4. O maior produtor de queijo do mundo é os Estados Unidos. Concentra 30% da produção mundial.
  5. O queijo mais caro do mundo é o ‘Pule’, feito na Croácia. Seu preço pode chegar a 1.000 euros por quilo.
Queijo Pule @ Reprodução
  1. Qualquer leite é usado para fazer queijo: vaca, cabra, ovelha, burro, búfalo e até mesmo alce!