Os premiados no Critic’s Choice Awards 2022

Das premiações dos últimos meses, os vencedores do Critic’s Choice 2022 se tornaram os prováveis ganhadores do próximo Oscar, que acontecerá no domingo, 27 de março. Só se houve uma grande surpresa (tipo, a Academia entender que as atuações de qualquer um dos quatro indicados a Melhor Ator estão muito, mas muito acimas do que Will Smith tentou fazer? Hum…).
‘Ataque dos Cães’ ganhou Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado e Fotografia (Ari Wegner). Will Smith (King Richards), Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye), Troy Kotsur (No Ritmo do Coração) e Ariana DeBose (West Side Story) foram os Melhores Atores Protagonistas e Coadjuvantes (mesmo feito do SAG Awards). ‘Belfast’ ficou com o prêmio de Melhor Roteiro Original.
Se as coisas se repetirem, o Oscar poderá quebrar novos recordes, como nas vitórias de Jane Campion – terceira mulher premiada como Diretora e de Ari Wegner – primeira mulher premiada como Diretora de Fotografia. Em tempo, o final de semana também garantiu a Jane prêmios no BAFTA 2022 e do Sindicato dos Diretores.
Numa premiação que distribui troféus para Cinema e TV, ‘Sucession’, ‘Ted Lasso e ‘Mare of Easttown’ ganharam como Séries Drama, Comédia e Limitada. ‘Round 6’ (ou ‘Squid Game’, em inglês) levou Série Internacional. Assim como no SAG Awards, Lee Jung-jae foi eleito Melhor Drama, derrotando os astros de ‘Sucession’.
Surpreendendo a todos, Melanie Lynskey foi eleita Melhor Atriz em Série Dramática pelo papel em ‘Yellowjacket’. Ela derrotou Michaela Jay Rodriguez pela última temporada de ‘Pose’.
Assim como o Emmy, Globo de Ouro e SAG Awards, Jason Sudeikis (Ted Lasso) e Jean Smart (Hacks) foram escolhidos como Melhor Ator e Atriz em Série Comédia.