Os benefícios da Ervilha

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna assinada pela chef Jocielly Bobinsky

A ervilha é originária de regiões frias. Ela faz parte da alimentação humana desde o século XVIII.
Acredita-se que tenha se originado no Oriente Médio. Sementes de cinco mil anos foram encontradas na lama ressecada de um lago suíço.
Além de contribuírem na alimentação humana, as ervilhas também colaboraram com a Ciência: foi com sementes de ervilha que o padre Gregor Mendel descobriu as leis da hereditariedade.
A ervilha é uma planta da qual existem mais de 200 variedades. Seu consumo contribui para uma dieta equilibrada, pois constituem uma fonte de fibras, possui quantidades significativas de vitamina A, C e do complexo B, embora esse valor nutritivo varie de espécie para espécie.
A leguminosa também oferece sais minerais, como Cálcio, Fósforo, Ferro, Enxofre, Potássio e Cobre. Frescos ou em conserva, os grãos podem ser utilizados na preparação de sopas, carnes, saladas, tortas, etc.; em algumas regiões do mundo os grãos são consumidos juntamente com as vagens.
Quanto mais novas, mais doces e macias elas serão. Uma vez colhidas, devem ser imediatamente consumidas ou refrigeradas, porque seu açúcar se transforma rapidamente em amido.
Chegou ao Brasil através dos colonos portugueses.

Creme de Batata com Frango e Ervilha

Coloque seis batatas picadas para cozinhar em água fervente com um tablete de caldo de galinha. Enquanto isso faça um refogado com uma xícara de frango desfiado, um dente de alho picado, 1/2 xícara de ervilhas frescas, sal e pimenta.
Quando as batatas estiverem bem macias amasse, como se fosse fazer um purê, junte uma colher (sopa) de manteiga para dar mais cremosidade.
Fora do fogo e aos poucos vá adicionando a água do cozimento e mexendo até chegar no ponto de creminho leve. Junte o refogado.
Acerte o sal, se quiser pode adicionar umas ervinhas de sua preferência.

Salada de ervilha com palmito

Salada de Ervilha e Palmito @ Divulgação

1 xícara de chá de maçã verde picada;
300g de palmito escorrido e fatiado;
1 xícara de ervilha;
2 colheres de sopa de salsinha picada;
1 colher de sopa de maionese
sal a gosto;
pimenta do reino a gosto;
folhas de alface.
Modo de preparo:
O preparo é simples. Basta misturar o palmito picado com a ervilha, maçã, salsinha e tempere com sal e pimenta. Adicione a maionese e leve para gelar. Sirva com as folhas de alface.