Hoje é o Dia Mundial do Café

Ana Barbosa @ Divulgação

Artigo assinado pela gastróloga Ana Barbosa

14 de abril é celebrado o dia mundial do café e não é para menos, afinal você sabia que essa iguaria é a segunda bebida mais consumida do planeta, e só perde para a água?
Esta data foi registrada por líderes da indústria cafeeira, tais como a Abic e a ICO, que decidiram celebrar este grão, que faz parte de uma cultura extremamente rica, e é uma verdadeira paixão.
No Brasil, o final do século XIX e início do XX ficou conhecido como “ouro negro”, pois a riqueza do café foi fundamental para o crescimento da cidade de São Paulo.
Outras datas também celebram o dia, como 24 de maio junto ao dia do barista. E também 1º de outubro, data escolhida em 2015 pela International Coffee Organization (ICO), com o objetivo de unificar as celebrações ao redor do mundo. Por curiosidade procurei em outros países e a maioria ocidental dedica o mês de setembro para o grão, e a maioria oriental o mês de novembro.
A primeira vez que houve a comemoração do dia internacional do café foi em março de 2014, quando 74 estados membros do ICO e 26 associações globais ligadas ao setor cafeeiro estiveram presentes. Na ocasião, foi criada a hashtag #InternationalCoffeeDay, que até hoje é utilizada com sucesso em diversas redes sociais.
Outra campanha que ficou bastante conhecida é a caffè sospeso, que é bem legal, a ideia foi baseada numa prática italiana em que uma pessoa compra sua xícara e já deixa uma segunda paga para alguém que está em situação de vulnerabilidade.
É interessante perceber que esta celebração vai muito além da paixão pelo grão. Você deve se lembrar de que quando começou a pandemia, muitas padarias aqui da nossa região aderiram a campanha e acrescentaram o pão.
Uma dica sobre este assunto é o documentário da Netflix chamado ‘Caffè sospeso’, no qual é visível a solidariedade que gira em torno do café, intercalando entre cenas da rotina cotidiana com outras poéticas, o que nos mostra é que, indiferente às nossas vontades, existem coisas que ficam suspensas. Isso é uma parte fundamental para nossa evolução e crescimento. E o que une diversos personagens reais nesta película é a paixão pelo café.
A verdade é que, dispensa explicações do por que deste grão ser tão celebrado, não é mesmo?! Afinal, o café por si só já responde. Pode ser consumido com tudo. Tem aroma singular e irresistível e o sabor… Ah! O sabor… Tem para todos os gostos, do mais fraco ao mais encorpado.
Mas e aí? Já provou alguma sobremesa feita do grão? Uma sobremesa que eu gosto muito é o Cupcake, ou também conhecido como bolinho, ou bolo de caneca, que é feito para servir uma pessoa, além de ser simples e rápido de ser feito.
Pensando nisso, deixo aqui uma receitinha maravilhosa, que vai render bons elogios e doze unidades.

Cupcake de café
Ingredientes
4 ovos
5 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite
1/3 de xícara de chá de café pronto (de sua preferência)
1/2 xícara de chá de chocolate em pó
2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó químico
Manteiga e farinha de trigo para untar as forminhas
Chocolate em pó e raspas de chocolate para polvilhar (opcional)
Recheio
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher de sopa de maisena
2 colheres de sopa de manteiga
Cobertura
2 xícaras de chá de creme de leite fresco gelado
1 colher de sopa de café solúvel
1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo
Na batedeira coloque os ovos e bata até dobrar de volume. Adicione a manteiga, o açúcar, o leite, o café, o chocolate, a farinha e o fermento até ficar homogêneo. Divida a massa em xícaras refratárias médias untadas e enfarinhadas, coloque em uma fôrma e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 25 minutos ou até firmar. Deixe esfriar. Para o recheio, leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Reserve. Para a cobertura, bata o creme de leite fresco gelado com o café solúvel e o açúcar na batedeira em velocidade alta até obter ponto de chantilly. Faça furos com uma colher no centro de cada bolo e divida o recheio entre eles. Decore a superfície com o chantilly usando um saco de confeiteiro. Polvilhe com chocolate em pó e raspas e leve à geladeira por 1 hora. Está pronto.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.