Tudo sobre o MET Gala 2022

Com o tema “Gilded Glamour”, o MET Gala 2022 aconteceu na segunda-feira, 02 de maio. Também conhecida como Belle Époque, a Era Dourada ganhou interpretações de Sofia Coppola, Martin Scorsese, Tom Ford, entre outros, para os trajes do período de 1871 a 1914 para a exposição no Metropolitan Museum, em Nova York.
“In America: An Anthology of Fashion” (Na América: Uma Antologia da Moda, em tradução livre) é a segunda parte da mostra e do baile apresentados em setembro de 2021: “In America: A Lexicon of Fashion” (Na América: Um Dicionário da Moda), ambas homenagens à história da moda nos Estados Unidos.
Para participar do baile, foi necessário comprar o ingresso por 35 mil dólares para um lugar no jantar (mesa custa entre 200 a 300 mil dólares).

Eleonor Lambert

O Met Gala foi criado por Eleanor Lambert, a Relações Públicas responsável por difundir, alavancar e estabelecer a moda feita nos EUA. Em 1943, ela criou a Semana de Moda da Imprensa (que se tornaria a Semana de Moda de Nova York), a Lista Internacional das Mais Bem Vestidas e, em 1962, o CFDA, Conselho Americano dos Designers de Moda.
Chamado de Costume Institute Gala, o Met Gala teve sua primeira edição em dezembro de 1948, com um elegante jantar no Waldorf Astoria. O objetivo já era angariar fundos para o Costume Institute e contou com a presença dos ricos de Nova York, que pagaram U$ 50 o convite (R$ 281,00 na cotação do dia). Foi um sucesso.

Diana Vreeland

Em 1972, o conceito da festa mudou pelas mãos da editora da Vogue Diana Vreeland, quando convidou celebridades (Andy Warhol, Bianca Jagger, Cher, etc) para a festa que aconteceria dentro do próprio museu. Com seu afiado olhar para o luxo da época, uma invejável lista de contatos e grande atenção aos mínimos detalhes – da trilha sonora ao perfume que preencheria o espaço quando os convidados entravam – a aclamada ex-diretora da Vogue criou uma atmosfera completamente nova, transformando o jantar de arrecadação em uma das noites mais importantes do calendário de Nova York.
Diana também apostou na parceria com a ex Primeira Dama dos EUA Jacqueline Kennedy Onassis e milionária Pat Buckley, que foram co anfitriãs em algumas edições do evento. Diana trabalhou no evento até sua morte em 1989.

Anna Wintour

Nova mudança aconteceria com a entrada de Anna Wintour em 1995. Com total controle dos convidados, misturando universos (cinema, música, moda, televisão, esportes, empresários, etc), o MET Gala se tornou o principal evento de moda do ano.
O minucioso controle de Anna (e sua equipe) vai da lista ao mapa de assentos, passando até mesmo pelo que determinados convidados irão vestir. Em 2022, 400 nomes foram aprovados.
Parece que o negócio está funcionando, né? Em 2019, a exposição “Camp: Notes of Fashion” arrecadou 15 milhões de dólares. Pensa!
Em 2014, a editora foi homenageada com a mudança do nome do Costume Institute para Anna Wintour Costume Center.
Para a edição 2022, Blake Lively, Ryan Reynolds, Regina King e Lin-Manuel Miranda foram os co-anfitriões do baile.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.