Lígia Testa assina exposição “NQHOMA- Nós Que Habitamos o Mundo Alheio”

“As mulheres precisam estar nuas para entrar no Metropolitan Museum, em Nova York? Na seção de arte moderna, 5% dos artistas são mulheres, mas 85% da nudez nas obras é feminina”. O contexto é um alerta da Guerrilla Girls, grupo nova-iorquino de artistas feministas anônimas que combatem sexismo e machismo no mundo da arte.

A marchand Ligia Testa assina a organização da exposição NQOHMA – Nós Que Habitamos o Mundo Alheio!, que acontece de 20 de junho a 20 de agosto na Galeria Arqtus no bairro Taquaral, em Campinas.

Exposição NQHOMA Lígia Testa @ Divulgação

“A proposta desta exposição é mais uma de muitas iniciativas para provocar conversas, reações, discussões, para adensar a busca pela igualdade de gênero nos acervos mundo afora, e para propiciar que as pessoas contemplem a arte produzida do ponto de vista feminino” , explica a curadora Lígia Testa.

Exposição NQHOMA Lígia Testa @ Divulgação

Foram convidadas 14 artistas mulheres – de diferentes histórias, cidades, técnicas, idades, classes sociais e formações acadêmicas – para mostrar a este mundo a este mundo a que vieram: Cristiane Maschietto, Cristina Sagarra, Di Miranda, Doris Homann, Duda Clementino, Fernanda Carvalho, Flavia Jackson, Gisele Faganello, Josie Mengai, Mariana Gadelha, Nadir Santilli, Nenesurreal, Olívia Niemeyer e Tania Martins.

Exposição NQHOMA Lígia Testa @ Divulgação

São mulheres brancas, pretas, ricas, classe média, periféricas, mães, donas de casa, arquitetas, engenheiras, jornalistas, fonoaudiólogas, economistas, linguistas, psicólogas, instrumentadora cirúrgica, entre outras.

Exposição NQHOMA Lígia Testa @ Divulgação

Uma delas in memoriam, nascida em 1898, migrante da 2ª guerra mundial, representada por suas obras, Doris Homann foi uma mulher muito à frente de seu tempo.

Exposição NQHOMA Lígia Testa @ Divulgação

A exposição reúne uma coletânea de histórias diferentes, mas em comum pesa a consciência de que não é fácil morar no mundo alheio, onde não são convidadas naturalmente a participar.

Exposição NQHOMA Lígia Testa @ Divulgação

Serviço
Exposição “NQHOMA: Nós que Habitamos o Mundo Alheio”
Data: de 20 de junho à 20 de agosto (com agendamento por whatsApp 19 99792 7221)
Local: Galeria Arqtus – Ligia Testa (Av. Dr. Heitor Penteado, 1611 – Taquaral, Campinas/SP)


Uma resposta para “Lígia Testa assina exposição “NQHOMA- Nós Que Habitamos o Mundo Alheio””.