Jorge Marcelo Oliveira completa 30 anos como Produtor de Áudio-Visual

Há 30 anos, eu subia uma longa escada de um casarão na Avenida Júlio de Mesquita, no bairro Cambuí, em Campinas, que mudaria minha vida. Era o escritório de um programa de TV voltado a coberturas sociais, culturais, políticas, etc., exibido numa retransmissora da extinta Rede Manchete.
Eu fazia pautas, produção de jornalismo, fotografava (a primeira vez foi a Zizi Possi, nas coxias do Teatro do Centro de Convivência) e até entrevistava (Nana Caymmi se irritou quando comparei um antigo álbum com aquele que ela estava lançando…), entre outros. Foram cinco agitados meses até receber o anúncio que a produção do programa passaria a ser feita em outra cidade. Fui despedido.

Alguns meses depois, fui convidado para ser operador de áudio num curta-metragem rodado em São Sebastião (litoral norte paulista). Foi uma experiência lotada de perrengues. Durou mais de 30 dias.

De volta à Campinas, produzi e roteirizei filmes institucionais, fiz assistência de produção de uma campanha política, fui produtor de set, de objetos de cena e de figurinos para uma infinidade de comerciais para shoppings (daqui, São Paulo capital e interior, Vitória, Santa Catarina, etc), magazines, empreendimentos imobiliários, óticas, escolas e outros.

Numa segunda campanha política, coordenei a equipe de jornalismo, incluindo uma dificílima veterana campineira que não me aceitava de forma alguma na função. Porém, com apoio da direção, mantive-me até o final.

Pós final de campanha, entrei em dois intensos anos com uma série de fotos e filmes publicitárias. Comecei a ter aulas para o Mestrado no Curso de Multimeios na Unicamp. Planejava defender um projeto sobre Cinema.

Naquele momento, surgiu um irrecusável convite para produzir os figurinos de uma série global que seria gravada em Campinas. Sendo muito sincero, não me lembro dos motivos que me fizeram recusar.

Dei uma pausa de três anos para me tornar ativista de um grupo de Direitos Humanos. Fui coordenador de Administração e Finanças e de Comunicação. Foi uma experiência intensa que mudou minha percepção sobre a vida.

Em setembro de 2005, escrevi um workshop de produção de figurinos, ministrei aulas para alguns grupos, escrevi para colunas em jornais e sites, trabalhei em três revistas como produtor de moda. Criei um blog chamado MONDO MODA. Anos depois, ele se tornou um Portal. Ele completará 16 anos em novembro.

Cobri eventos de moda, decoração, gastronomia, beleza, entre outros. Estive em diversas edições do SPFW, Fashion Rio, CASACOR SP, Campinas Decor, Expoflora, além de diversas mostras de Arquitetura, Decoração e Paisagismo.

Entre minhas mais recentes atribuições, comecei a ministrar aulas sobre Visual Merchandising e tornei-me designer autoral de biojoais com madeiras e colares de decoração.
É um resumo de 30 anos de variadas áreas que transitei (e ainda transito). Jornalista? Publisher? Editor? Produtor de Moda? Docente? Já usei cada um desses, porém, o nome que parece me definir corretamente seria Produtor de Áudio Visual.