Seis dicas para otimizar o planejamento da construção

Quando se trata de construção civil, o sucesso de qualquer obra começa com uma base sólida de planejamento financeiro. Muito mais do que uma estimativa de custos, o orçamento de uma obra é uma análise detalhada que abrange desde mão de obra e materiais até despesas gerais e equipamentos.

“O orçamento bem elaborado é o que ajuda a controlar gastos, evitar surpresas financeiras e garantir que o projeto seja concluído dentro do orçamento planejado”, ressalta Marcos Sarge, sócio-diretor da Tallento Construtora.

Casa Contemporânea com vidros @ divulgação

Para que a elaboração de um orçamento de obras seja eficiente, é necessário considerar que todos os custos diretos e indiretos sejam considerados, pois ele auxilia a controlar todos os gastos, evitar surpresas financeiras.

Para que o orçamento não ultrapasse o valor estipulado, o sócio-diretor separou seis dicas importantes para que a sua obra chegue ao final da maneira que foi planejada.

Casa Cinza @ divulgação

Confira:

  • Tenha em mãos informações necessárias como: desenho do projeto, características do solo, quantidade de materiais, preços atuais, salários da mão de obra, cronograma de execução do projeto, custos indiretos e despesas gerais estimadas;
  • Calcule os custos de mão de obra. Neste caso é simples: multiplique o número de horas necessárias para concluir uma tarefa pelo custo horário da mão de obra, incluindo salários, encargos trabalhistas e benefícios, em cada composição de custos do orçamento;
  • Pré-negociar o preço com os fornecedores na fase de orçamentos é uma ótima maneira de conseguir preços mais competitivos e acessíveis para a fase de obra;
  • Realizar levantamento é um dos passos mais importantes para acompanhar e controlar os gastos que surgem durante a construção. As melhores práticas para fazer essa atividade é incluir a manutenção de registros precisos, revisões regulares do orçamento e utilizar softwares de gerenciamento de obras e projetos;
  • Lembre-se de ter uma reserva de emergência para contingências no orçamento para cobrir imprevistos. Esse montante pode ser baseado na complexidade do projeto e em riscos identificados. À medida que os imprevistos ocorrem, os fundos de reserva são utilizados para evitar que o orçamento ultrapasse o valor estipulado no início;
  • No decorrer da obra pode haver mudanças no escopo, por isso, elas devem ser documentadas e avaliadas quanto ao seu impacto nos custos e prazos. Em seguida, deve-se ter a aprovação do cliente e fazer ajustes em todo o planejamento – desde o orçamento até o cronograma. Vale ressaltar que a transparência na comunicação é essencial para evitar mal-entendidos.
Casa branca @ divulgação

“A capacidade de antecipar desafios, identificar oportunidades de economia e garantir a eficácia na gestão de orçamentos são diferenciais que podem contribuir significativamente para o sucesso de qualquer projeto de construção. Além disso, a transparência, comunicação eficaz e compromisso com a qualidade são princípios essenciais para alcançar resultados excepcionais em qualquer empreendimento”, finaliza Marcos Sarge, sócio-diretor da Tallento Construtora.