Campinas Decor 2027 acontecerá em prédio histórico no centro da cidade

A edição 2027 da Campinas Decor acontecerá em dois prédios históricos pertencentes à Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), mantenedora da PUC-Campinas e duas Maternidades da cidade.
Programada para ocorrer de 14 de maio a 11 de julho, a mostra ocupará o Edifício Instituto de Letras, na esquina das ruas Barreto Leme e Dr. Quirino, e o imóvel que abrigou a Sociedade Israelita Brasileira Beth Jacob. Ambos no centro da cidade.
A mostra contará com cerca de 40 ambientes internos e externos, incluindo espaços residenciais, como salas de estar e jantar, cozinha, quarto de casal, quarto infantil, home theater e lofts, além de áreas destinadas a patrocinadores.
Restaurante, café, bar e wine bar também integram o projeto, assim como o espaço Campinas Decor Eventos, voltado à realização de palestras, workshops e outras atividades paralelas.

Campinas Decor 2027 – Fachada do Instituto de Letras @ Acervo SCEI

Parte dos espaços terá tema livre, ampliando as possibilidades de criação dos expositores. Para os ambientes residenciais, a organização seguirá a tradição de elaborar uma “história da família”, com personagens fictícios, seus perfis, profissões, hábitos e hobbies. A proposta orienta arquitetos, designers de interiores e demais profissionais na criação de projetos voltados a diferentes necessidades e estilos de vida.

Com cerca de 1.460 metros quadrados de área construída, o Edifício Instituto de Letras teve sua construção iniciada no final da década de 1950 e concluída no início dos anos 1960, consolidando-se como um expressivo exemplar da Arquitetura Moderna na cidade. O projeto destaca-se pelo marcante volume prismático de sua fachada principal, marcado pelo acabamento em massa raspada e pelo brasão institucional em relevo.

Campinas Decor 2027 – Fachada do Instituto de Letras @ Acervo SCEI

De geometria rigorosa e funcional, a edificação contrapõe o peso do bloco superior à leveza do térreo recuado, que combina iluminação por caixilharia horizontal contínua e sustentação por pilares de concreto. O imóvel preserva preceitos fundamentais do modernismo, como janelas em fita com esquadrias de ferro moduladas, planta livre com amplos vãos e, em seus interiores, os originais pisos de taco de madeira.
O prédio abrigou durante décadas o Instituto de Letras da PUC-Campinas, que deixou o local em 2008, e depois recebeu um curso pré-vestibular, entre 2011 e 2022. Desde então, permanecia sem ocupação.

Campinas Decor 2027 – Ambientes internos Instituto de Letras @ Acervo SCI

A Campinas Decor também utilizará o imóvel anexo, atualmente pertencente à mantenedora da universidade e conhecido por ter abrigado a Sociedade Israelita Brasileira Beth Jacob, na Rua Barreto Leme, 1.203. Fundada em 1914, a instituição tem sua história ligada à presença da comunidade judaica em Campinas. Em 1960, a coletividade adquiriu o imóvel e, no ano seguinte, realizou uma ampla reforma, que resultou praticamente na construção de um novo prédio.

Campinas Decor 2027 – Ambientes internos Instituto de Letras @ Acervo SCI

A sinagoga permaneceu no endereço até 2025 e, ao longo das décadas, foi palco de celebrações religiosas e atividades culturais e sociais da comunidade judaica de Campinas e região. Em 2014, sediou as comemorações pelos cem anos de fundação da Sociedade Israelita Brasileira Beth Jacob.

Campinas Decor 2027 – Ambientes internos Instituto de Letras @ Acervo SCI

Os trabalhos de preparação da Campinas Decor 2027 terão início em fevereiro e serão realizados pela organização em conjunto com expositores, patrocinadores, fornecedores e parceiros. Como os edifícios não apresentam problemas estruturais, as intervenções serão concentradas principalmente na modernização das redes elétrica e hidráulica e em melhorias de pisos, revestimentos e outros elementos, buscando preservar suas características arquitetônicas originais.
Após o evento, os imóveis serão devolvidos revitalizados à SCEI, parceira institucional da Campinas Decor na realização da edição.

Serviço
Campinas Decor 2027
Data: de 14 de maio a 11 de julho de 2027
Local: Rua Dr. Quirino, 1.625, Centro, Campinas, SP
Contato: (19) 99378-7008

Sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.