MONDO MODA entrevista Mia Wachtmeister

Mia Design na loja PONTO (7)
A designer Mia Wachtmeister produz algumas das bijoux mais descoladas de Campinas e região metropolitana.
Conhecida pela ousadia e bom-gosto, a loira se destacou no cenário expondo suas peças no Mercado Mundo Mix – maior celeiro de estilistas e designer alternativos dos anos 90. Na próxima década, Mia manteve loja no Cambuí, onde recebia clientes e profissionais de moda, sempre com carinho e atenção.
Recentemente, ela lançou o Mia Design by Mia Wachtmeister.
Sobre isto e muito mais, ela revela nesta Entrevista exclusiva para MONDO MODA.
Mia Design na loja PONTO (17)
Quando você se interessou pelo designer de bijoux?
Comecei incentivada pela minha saudosa mãe no curso de ourives, em seguida montagem de bijoux, o qual o retorno foi muito mais rápido comercializava entre amigas sempre pecas únicas e exclusivas.
Quais foram suas primeiras peças?
Colares com o cordão encerado criava pecas incríveis.
Você participou do Mercado Mundo Mix nos anos 90. Acredita que a nova geração entenda da importância deste evento para o cenário da moda atual?
Com certeza! Nessa época não existia faculdade de moda no Brasil. O MMM era um espaço para mostrar e vender os produtos de novos estilistas e marcas como Alexandre Herchcovitch, Marcelo Sommer, Chilli Beans, Cavalera, Doc Dog entre muitos outros que são referencias até hoje.
Quais são suas melhores lembranças daquela época?
Foram muitas. Era a união de várias tribos GLS,Góticos, Metaleiros, Rockers, Surfistas, Patricinhas e outros num mesmo espaço, onde rolava altas festas ,shows, eventos e todos caprichavam muito em suas produções. O que mais me marcou foi um MMM em São Paulo, onde uma Drag obesa (surgiu) vestida de mamãe noel com um saco de presente nas costas em formato de pênis enorme extremamente feliz desejando Boas Festas!
Acessórios também tem uma vida tão curta quanto às roupas feitas para verão ou inverno?
As lojas liquidam seus produtos antes de acabar a estação. Eu mesma tenho acessório e roupas de várias coleções atrás que uso muito até hoje.
Como manter interessante o trabalho de designer de bijoux para diferentes gerações?
Renovando sempre
Quais as principais mudanças que você percebe entre o que produz hoje e no começo da sua trajetória?
Qualidade
Fale sobre seus projetos atuais.
MIA Design por Mia Wachtmeister on the Road é um novo conceito de trabalho de apresentação e comercialização de minhas pecas. Elas são elaboradas e repletas de estilo. Levo às lojas mais bacanas e catalogadas. Cada encontro têm pecas novas, levadas num Case, recheado de perolas, cristais, metais, couro, plumas, strass e contas, produzidas em colares, pulseiras, brincos, aneis e broches (parceria com o consultor de moda Leo Sodini).
(Fotos: Jorge Marcelo Oliveira)