Colunista de MONDO MODA aponta seus cinco ambientes preferidos da Campinas Decor 2013

Recebi a difícil missão de destacar cinco dentre os 48 ambientes dessa edição da mostra Campinas Decor 2013. Difícil, pois o resultado do empenho e trabalho de vários profissionais valorizou e resgatou toda a suntosidade da residência que por si só, já era fantástica.
Assim sendo, visitei a mostra duas vezes para poder observar os detalhes, as composições e os diferentes estilos e linguagens que tornaram esta uma das edições mais bonitas. O critério de escolha foi apenas um: ambientes que me despertassem sentimentos. Acredito que isso é muito particular e depende das experiências e repertório de cada pessoa, então, humildemente, compartilho com vocês nesse artigo os espaços que me emocionaram, na sequência em que se apresentam no circuito da mostra:
Campinas Decor 2013 - Sala de Jantar by Fernando Consoni @ Foto Leandro Farchi
Campinas Decor 2013 – Sala de Jantar by Fernando Consoni @ Foto Leandro Farchi
1)      SALA DE JANTAR – Fernando Consoni – Uma mistura bem equilibrada entre e clássico e o contemporâneo. A paleta de cores predominantemente em tons de cinza em que se destaca o azul cobalto e toques dourados deram um toque sofisticado à sala de jantar. A ambientação cuidadosamente pensada traz a street art para dentro de casa, a textura bruta do revestimento cimentício, entre outros elementos, traz uma atmosfera urbana ao ambiente. Destaque para o tapete em patchwork e o uso de cadeiras “descoordenadas” que dão um charme e informalidade à composição.
Campinas Decor 2013 Studo da Designer @ Foto Leandro Farchi
Campinas Decor 2013 Studo da Designer @ Foto Leandro Farchi
2)      ESTÚDIO DA DESIGNER – Andréa Barroso – Um ambiente feminino e aconchegante. Em uma base em tons neutros e branco, são bem dosados os toques de cores alegres e vibrantes. A marcenaria, a solução utilizada para definição dos espaços, tem um desenho interessante com diversos detalhes em linhas retas e contraste entre o branco e a madeira. Um “big pad” versão super moderna da mesa de trabalho, atrai a atenção dos amantes de tecnologia.
Campinas Decor 2013 Loft do Publicitário @ Foto Leandro Farchi
Campinas Decor 2013 Loft do Publicitário @ Foto Leandro Farchi
3)      LOFT DO PUBLICITÁRIO – Nilza Alves / Rita Diniz – Surpreende a riqueza e coesão dos detalhes a composição. Percebe-se em cada elemento o cuidado e atenção para que o ambiente reflita o lifestyle de uma pessoa bem-sucedida profissionalmente e com um gosto refinado. A integração dos ambientes resulta em um espaço funcional e prático onde predominam tons cinzas e preto. Vale a pena um olhar mais demorado.
Campinas Decor 2013 Suite da Estudante de Moda @ Foto Leandro Farchi
Campinas Decor 2013 Suite da Estudante de Moda @ Foto Leandro Farchi
4)      SUÍTE DA ESTUDANTE DE MODA – Kátia El Badouy – Tem ambientes que parecem que não poderiam ter sido feitos por outra pessoa. E, na minha visão, esse é um exemplo. Para quem conhece a profissional sabe que ela tem senso e estilo para moda, veste-se muito bem e isso se reflete no ambiente. Quem conhece um pouco desse universo também se delicia com os detalhes de ícones fashion como a estampa pied-de-poule consagrada por Chanel e o fantástico pattern de caveiras do McQueen. Destaca-se o contraste da composição monocromática marcante do preto e branco com elementos femininos e românticos presentes em detalhes como as linhas curvas da cama e o desenho primoroso da roupa de cama e cortina.
Campinas Decor 2013 Restaurente @ Foto Leandro Farchi
Campinas Decor 2013 Restaurente @ Foto Leandro Farchi
5)      RESTAURANTE – Anderson Leite – Um grito de surpresa. Essa foi minha primeira reação ao entrar no restaurante. Eu fiquei em êxtase e surpresa pelos detalhes. É ousado no mix de estampas e texturas, predominando o preto e branco. Os detalhes em cores fortes e quentes sobressaem na composição. Traz referências à cultura indígena nas estampas desenhadas especialmente para o espaço e nos objetos de decoração. Um ambiente autêntico que une de forma natural o luxo e descontração, dois aspectos opostos mas que foram muito bem balanceados.
Plus
Logicamente não iria me contentar em falar somente desses, pois tem muita coisa bacana. O artigo ficaria muito longo, então vou citar brevemente mais três ambientes, começando pelo HOME CINEMA BELAS ARTES de Adriana Bellão, aconchegante e intimista, manteve as vigas originais de madeira da casa o que deu um charme especial, destaca-se o projeto luminotécnico e a tela com projetor em 3D, você não vai querer sair de lá.
A VARANDA E JARDIM de Patrícia Godoi emociona pelos recortes de histórias e bons momentos de amigos e familiares da designer estampados na parede revestida de quadros, um espaço humanizado que se percebe o carinho, a saudade e o companheirismo, mesmo sem conhecer os personagens apresentados.
NOSOTROS BAR de Otto Felix impressiona a parede e forro multifacetados que abraçam a área do balcão do bar, vale a pena dar uma pausa no passeio.
(Artigo Colaborativo Ana Paula Barros)